Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.17998

Palavras-chave:

Biossegurança, Bioterismo, Educação, Ensino

Resumo

Durante o estudo das ciências biológicas, o convívio com o uso animal e a experimentação é constante. Entretanto, muitas universidades carecem de disciplinas voltadas a essa temática. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar indicadores que revelassem a necessidade da implantação da disciplina “Bioterismo e Biossegurança” como componente obrigatório da matriz curricular do Curso de Ciências Biológicas. Para isso, foram entrevistados 192 estudantes entre os quatro anos de duração da graduação. De maneira geral, a maioria expressou interesse pela temática de Bioética e Bem-estar animal. Ademais, foi verificado que grande parte tinha deficiência em temáticas relacionadas com bioterismo e senciência animal. Pôde-se perceber que a adição de uma disciplina capaz de abarcar os temas da senciência, bioética e bem-estar animal desponta como uma iniciativa promissora para capacitar e instigar a diminuição dos abusos cometidos com animais experimentais, além de formar profissionais conscientes e formadores de opinião.

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Biografia do Autor

Natalie Emanuelle Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Docente do curso de Medicina e Ciências Biológicas.

Marcos Aurélio de Morais de Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

Daniel Medeiros Nunes, Universidade de Pernambuco

Discente do curso de Medicina.

Cintia Chaves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

Thúlio Nilson do Nascimento Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

José de Castro Souza Neto Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Responsável Técnico do Biotério do Departamento de Morfologia Fisiologia Animal.

Mariza Brandão Palma, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Departamento de Morfologia Fisiologia Animal.

Anísio Francisco Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

RODRIGUES, N. E. R.; AZEVEDO, M. A. de M. de; NUNES, D. M.; CHAVES, C.; PEREIRA, T. N. do N.; NETO JÚNIOR, J. de C. S.; PALMA, M. B.; SOARES, A. F. Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.17998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17998. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde