Perspectives of students on teaching laboratory animal science

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.17998

Keywords:

Biosecurity, Biotherism, Education, Teaching

Abstract

Durante el estudio de las ciencias biológicas, la convivencia con el uso y la experimentación animal es una constante. Sin embargo, muchas universidades carecen de disciplinas enfocadas en este tema. Por lo tanto, el objetivo de la investigación fue evaluar indicadores que revelaran la necesidad de implementar la disciplina “Bioterismo y Bioseguridad” como componente obligatorio de la matriz curricular de la Carrera de Ciencias Biológicas. Para ello, se entrevistó a 192 estudiantes durante los cuatro años de graduación. En general, la mayoría manifestó interés en el tema de Bioética y Bienestar Animal. Además, se verificó que la mayoría presentaba deficiencia en temas relacionados con el bioterismo y la sintiencia animal. Se pudo notar que la incorporación de una disciplina capaz de abarcar los temas de sintiencia, bioética y bienestar animal surge como una iniciativa promisoria para capacitar e instigar a la reducción de los abusos cometidos con animales de experimentación, además de formar profesionales conscientes y formadores de opinión.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natalie Emanuelle Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Docente do curso de Medicina e Ciências Biológicas.

Marcos Aurélio de Morais de Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

Daniel Medeiros Nunes, Universidade de Pernambuco

Discente do curso de Medicina.

Cintia Chaves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

Thúlio Nilson do Nascimento Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal.

José de Castro Souza Neto Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Responsável Técnico do Biotério do Departamento de Morfologia Fisiologia Animal.

Mariza Brandão Palma, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Departamento de Morfologia Fisiologia Animal.

Anísio Francisco Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal.

References

BASTOS, I. V. G. A.; DA SILVA, T. B. L.; SOARES, A. F. Percepção dos estudantes do curso de ciências biológicas de uma universidade pública quanto à importância da disciplina de bioterismo e biossegurança. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1271–1280, 2021.

BRASIL. Lei n. 11.794, de 8 de outubro de 2008. Regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 8 out. 2008.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Gabinete do Ministro. Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). In: Guia Brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. 1. ed. Brasília: [s. n.], 2016. 40 p. v. 1. ISBN 978-85-88063-31-0.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

GUILLEN, J. FELASA Guidelines and Recommendations. Journal of the American Association for Laboratory Animal Science, [S. l.], v. 51, n. 3, p. 311-321, 2012.

GREEK, R.; GREEK, J. Is the use of sentient animals in basic research justifiable? Philosophy, Ethics, and Humanities in Medicine, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-16, 2010.

HUBRECHT, R. C.; CARTER, E. The 3Rs and Humane Experimental Technique: Implementing Change. Animals, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 1-10, 2019.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica do projeto a implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LIMA, F. T.; MARQUES, R.; RIBEIRO, A. R. B.; SOUZA, V. A. F. Percepção de estudantes de medicina veterinária sobre o uso de animais como recurso didático. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 2011-2029, 2021.

MELGAÇO, I. C. P. P. S.; MEIRELLES, R. M. S.; CASTRO, H. C. O uso de animais nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Imunologia e Zoologia e suas implicações éticas e legais durante a educação científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 499-515, 2011.

PEREIRA, G. G.; DIÉGUEZ, F. J; DEMİRBAŞ, Y. S.; MENACHE, A. Alternatives to animal use in veterinary education: A growing debate. Ankara Üniv Vet Fak Derg, [S. l.], v. 64, p. 235-239, 2017.

PINTO, B. R.; PAIXÃO, R. L. O problema da ausência da bioética no currículo de cursos de ciências biológicas no Brasil. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 3, p. 409-419, 2018.

POLITI, F. A. S.; MAJEROWICZ, J.; CARDOSO, T. A. O.; SALGADO, H. R. N. Caracterização de biotérios, legislação e padrões de biossegurança. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, [S. l.], v. 29, p. 17-28, 2008.

SILVA, R. M; SANTORI, R. T; MIRANDA, J. C. Experimentação animal e ensino. SaBios: Revista de Saúde e Biologia, Campo Mourão, v. 11, n. 1, p. 90-100, 2016.

STEELMAN, E. D.; ALEXANDER, J. L. Laboratory Animal Workers’ Attitudes and Perceptions Concerning Occupational Risk and Injury. Journal of the American Association for Laboratory Animal Science, [S. l.], v. 55, n. 4, p. 419-425, 2016.

TRÉZ, T. A.; NAKADA, J. I. L. Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL - MG. Revista Alexandria, Florianópolis, v. 1, n. 3, p. 3-28, 2008.

Published

13/11/2023

How to Cite

RODRIGUES, N. E. R.; AZEVEDO, M. A. de M. de; NUNES, D. M.; CHAVES, C.; PEREIRA, T. N. do N.; NETO JÚNIOR, J. de C. S.; PALMA, M. B.; SOARES, A. F. Perspectives of students on teaching laboratory animal science. Themes in Education and Health, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.17998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17998. Acesso em: 13 may. 2024.

Issue

Section

Artigos - Áreas da Educação e Saúde