Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.17998Mots-clés :
Biossegurança, Bioterismo, Educação, EnsinoRésumé
Durante o estudo das ciências biológicas, o convívio com o uso animal e a experimentação é constante. Entretanto, muitas universidades carecem de disciplinas voltadas a essa temática. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar indicadores que revelassem a necessidade da implantação da disciplina “Bioterismo e Biossegurança” como componente obrigatório da matriz curricular do Curso de Ciências Biológicas. Para isso, foram entrevistados 192 estudantes entre os quatro anos de duração da graduação. De maneira geral, a maioria expressou interesse pela temática de Bioética e Bem-estar animal. Ademais, foi verificado que grande parte tinha deficiência em temáticas relacionadas com bioterismo e senciência animal. Pôde-se perceber que a adição de uma disciplina capaz de abarcar os temas da senciência, bioética e bem-estar animal desponta como uma iniciativa promissora para capacitar e instigar a diminuição dos abusos cometidos com animais experimentais, além de formar profissionais conscientes e formadores de opinião.
Téléchargements
Références
BASTOS, I. V. G. A.; DA SILVA, T. B. L.; SOARES, A. F. Percepção dos estudantes do curso de ciências biológicas de uma universidade pública quanto à importância da disciplina de bioterismo e biossegurança. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1271–1280, 2021.
BRASIL. Lei n. 11.794, de 8 de outubro de 2008. Regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 8 out. 2008.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Gabinete do Ministro. Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). In: Guia Brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. 1. ed. Brasília: [s. n.], 2016. 40 p. v. 1. ISBN 978-85-88063-31-0.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
GUILLEN, J. FELASA Guidelines and Recommendations. Journal of the American Association for Laboratory Animal Science, [S. l.], v. 51, n. 3, p. 311-321, 2012.
GREEK, R.; GREEK, J. Is the use of sentient animals in basic research justifiable? Philosophy, Ethics, and Humanities in Medicine, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-16, 2010.
HUBRECHT, R. C.; CARTER, E. The 3Rs and Humane Experimental Technique: Implementing Change. Animals, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 1-10, 2019.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica do projeto a implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LIMA, F. T.; MARQUES, R.; RIBEIRO, A. R. B.; SOUZA, V. A. F. Percepção de estudantes de medicina veterinária sobre o uso de animais como recurso didático. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 2011-2029, 2021.
MELGAÇO, I. C. P. P. S.; MEIRELLES, R. M. S.; CASTRO, H. C. O uso de animais nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Imunologia e Zoologia e suas implicações éticas e legais durante a educação científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 499-515, 2011.
PEREIRA, G. G.; DIÉGUEZ, F. J; DEMİRBAŞ, Y. S.; MENACHE, A. Alternatives to animal use in veterinary education: A growing debate. Ankara Üniv Vet Fak Derg, [S. l.], v. 64, p. 235-239, 2017.
PINTO, B. R.; PAIXÃO, R. L. O problema da ausência da bioética no currículo de cursos de ciências biológicas no Brasil. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 3, p. 409-419, 2018.
POLITI, F. A. S.; MAJEROWICZ, J.; CARDOSO, T. A. O.; SALGADO, H. R. N. Caracterização de biotérios, legislação e padrões de biossegurança. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, [S. l.], v. 29, p. 17-28, 2008.
SILVA, R. M; SANTORI, R. T; MIRANDA, J. C. Experimentação animal e ensino. SaBios: Revista de Saúde e Biologia, Campo Mourão, v. 11, n. 1, p. 90-100, 2016.
STEELMAN, E. D.; ALEXANDER, J. L. Laboratory Animal Workers’ Attitudes and Perceptions Concerning Occupational Risk and Injury. Journal of the American Association for Laboratory Animal Science, [S. l.], v. 55, n. 4, p. 419-425, 2016.
TRÉZ, T. A.; NAKADA, J. I. L. Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL - MG. Revista Alexandria, Florianópolis, v. 1, n. 3, p. 3-28, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.