A formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do encontro e das trocas intergeracionais

Autores

  • Tiago Henrique da Silva Ramos Mestre em Educação. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia de Filosofia, Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Elmir de Almeida Professor Doutor. USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia de Filosofia, Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9618

Palavras-chave:

Geração, Formação continuada de professores, Escola,

Resumo

O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa de Mestrado em andamento que tem como objetivo analisar que relações formativas são estabelecidas entre os professores iniciantes – jovens, recém-formados ou com no máximo cinco anos de experiência docente – e professores experientes – na faixa etária de quarenta anos ou mais e com cerca de quinze anos ou mais de docência, dentro de uma escola de ensino fundamental (anos iniciais), concebida como um espaço formativo. Tem-se como hipótese que estes grupos realizam trocas e transmissões intergeracionais, e a partir delas agregam conhecimentos e valores à sua formação acadêmica, profissional e pessoal, já que possuem pertencimentos geracionais distintos e realizaram sua formação inicial para docência em diferentes tempos e espaços, respaldados por diferentes versões da lei de diretrizes e bases da educação nacional. Há que se considerar que a presença de professores de gerações distintas, em um mesmo espaço escolar, pode possibilitar momentos de compartilhamento de experiências e análise dos problemas do cotidiano da escola a partir de olhares diferenciados, frutos de sujeitos com formação histórica, social e profissional distintas. Desta maneira, a relação destes professores em um contexto complexo como a escola pode suscitar atitudes de solidariedade, crescimento mútuo e colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/03/2017

Como Citar

RAMOS, T. H. da S.; ALMEIDA, E. de. A formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do encontro e das trocas intergeracionais. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 10, 2017. DOI: 10.26673/tes.v10i0.9618. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9618. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação