Práticas e ações integradas sobre as arboviroses no contexto educacional de Jaguaribe-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16217

Palavras-chave:

Educação em saúde, Vírus, Escola, Prática docente

Resumo

As arboviroses atingem milhares de pessoas, sendo grave problema de saúde pública. A educação em saúde contribui na sensibilização da população por levar informações concretas de combate e prevenção para essas doenças. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou averiguar os conhecimentos e as práticas educativas dos professores que lecionam nas escolas estaduais de ensino médio presentes na sede de Jaguaribe/CE sobre a temática arboviroses. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário online e a análise dos dados foi feita por meio análise de conteúdo de Bardin. A partir disso, constatou-se que a percepção e o conhecimento dos professores, em relação às arboviroses, ficaram abaixo das expectativas, tornando-se dificultoso trabalhar um tema tão relevante no cenário local, o que se faz preciso maior e melhor capacitação/formação docente para correta disseminação das informações.

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Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jaguaribe – CE – Brasil

Professor formador do curso de Ciências Biológicas a distância. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC).

Francisco Eldefábio Freire Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jaguaribe – CE – Brasil

Graduado em Ciências Biológicas a distância (BioEaD/UECE).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; NUNES, F. E. F. Práticas e ações integradas sobre as arboviroses no contexto educacional de Jaguaribe-CE. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16217. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16217. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde

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