Educação inclusiva e os desafios para formação de docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13316

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Autismo, Ensino regular.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar, algumas peculiaridades a respeito da educação inclusiva, focando no aluno autista e na formação docente, e suas práticas pedagógicas. Pretendemos também investigar pressupostos da educação no Brasil, fazer uma explanação a respeito das práticas pedagógicas utilizadas nas salas de aulas com alunos autistas, elucidar a importância em se ter uma formação pedagógica em educação especial para e trabalhar com alunos com autismo ou com outro tipo de deficiência. Identificar o perfil do docente para atuar com as diferentes deficiências. Fundamentar o processo histórico da educação especial no Brasil professor, diante das diversas mudanças sociais ocorridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Jailton Ribeiro, Secretaria Municipal de educação RN - Faculdade Mauricio de Nassau

Supervisor do programa PIBID da graduação em Pedagogia e Professor Efetivo da Rede Municipal da Educação Básica. Graduação em Pedagogia (FACEX). Especialização em Psicopedagogia (UNINASSAU). MBA em Gestão Estratégia de Pessoa (LERGN).

Referências

BAPTISTA, C. R. Integração e autismo: análise de um percurso integrado. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. A. (Orgs.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2000.

PARO, V. Administração escolar. São Paulo: Cortez, 1988.

PLETSCH, M. D.; LIMA, M. F. C. A inclusão escolar de alunos com autismo: um olhar sobre a mediação pedagógica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO ESCOLAR: práticas em diálogo, 1., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/1588220-A-inclusao-escolar-de-alunos-com-autismo-um-olhar-sobre-a-mediacao-pedagogica.html. Acesso em: 02 jan. 2020.

RAMALHO, B. L. et al. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto alegre: Sulina, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

SOARES, M. A. L. A educação do deficiente auditivo: reabilitação ou escolaridade? 1990. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1990.

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

19/06/2020

Como Citar

RIBEIRO, J. J. Educação inclusiva e os desafios para formação de docente. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84–95, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13316. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13316. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos