Educação inclusiva e os desafios para formação de docente
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13316Mots-clés :
Educação Inclusiva, Autismo, Ensino regular.Résumé
O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar, algumas peculiaridades a respeito da educação inclusiva, focando no aluno autista e na formação docente, e suas práticas pedagógicas. Pretendemos também investigar pressupostos da educação no Brasil, fazer uma explanação a respeito das práticas pedagógicas utilizadas nas salas de aulas com alunos autistas, elucidar a importância em se ter uma formação pedagógica em educação especial para e trabalhar com alunos com autismo ou com outro tipo de deficiência. Identificar o perfil do docente para atuar com as diferentes deficiências. Fundamentar o processo histórico da educação especial no Brasil professor, diante das diversas mudanças sociais ocorridas.
Téléchargements
Références
BAPTISTA, C. R. Integração e autismo: análise de um percurso integrado. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. A. (Orgs.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2000.
PARO, V. Administração escolar. São Paulo: Cortez, 1988.
PLETSCH, M. D.; LIMA, M. F. C. A inclusão escolar de alunos com autismo: um olhar sobre a mediação pedagógica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO ESCOLAR: práticas em diálogo, 1., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/1588220-A-inclusao-escolar-de-alunos-com-autismo-um-olhar-sobre-a-mediacao-pedagogica.html. Acesso em: 02 jan. 2020.
RAMALHO, B. L. et al. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto alegre: Sulina, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
SOARES, M. A. L. A educação do deficiente auditivo: reabilitação ou escolaridade? 1990. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1990.
VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.