Educação inclusiva e os desafios para formação de docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13316

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Autismo, Ensino regular.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar, algumas peculiaridades a respeito da educação inclusiva, focando no aluno autista e na formação docente, e suas práticas pedagógicas. Pretendemos também investigar pressupostos da educação no Brasil, fazer uma explanação a respeito das práticas pedagógicas utilizadas nas salas de aulas com alunos autistas, elucidar a importância em se ter uma formação pedagógica em educação especial para e trabalhar com alunos com autismo ou com outro tipo de deficiência. Identificar o perfil do docente para atuar com as diferentes deficiências. Fundamentar o processo histórico da educação especial no Brasil professor, diante das diversas mudanças sociais ocorridas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jose Jailton Ribeiro, Secretaria Municipal de educação RN - Faculdade Mauricio de Nassau

Supervisor do programa PIBID da graduação em Pedagogia e Professor Efetivo da Rede Municipal da Educação Básica. Graduação em Pedagogia (FACEX). Especialização em Psicopedagogia (UNINASSAU). MBA em Gestão Estratégia de Pessoa (LERGN).

Références

BAPTISTA, C. R. Integração e autismo: análise de um percurso integrado. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. A. (Orgs.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2000.

PARO, V. Administração escolar. São Paulo: Cortez, 1988.

PLETSCH, M. D.; LIMA, M. F. C. A inclusão escolar de alunos com autismo: um olhar sobre a mediação pedagógica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO ESCOLAR: práticas em diálogo, 1., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/1588220-A-inclusao-escolar-de-alunos-com-autismo-um-olhar-sobre-a-mediacao-pedagogica.html. Acesso em: 02 jan. 2020.

RAMALHO, B. L. et al. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto alegre: Sulina, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

SOARES, M. A. L. A educação do deficiente auditivo: reabilitação ou escolaridade? 1990. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1990.

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publiée

19/06/2020

Comment citer

RIBEIRO, J. J. Educação inclusiva e os desafios para formação de docente. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84–95, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13316. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13316. Acesso em: 8 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação