Identificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13503

Palavras-chave:

Identificação de deficiências, Intervenção precoce, Educação indígena, Educação especial.

Resumo

O estudo objetivou o mapeamento de crianças indígenas com indícios de deficiências, nascidas em Dourados/MS, entre os anos de 2009 a 2014, e a avaliação da deficiência visual associada à paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos. A pesquisa pautou-se na ecologia do desenvolvimento humano e nos princípios etnográficos, contando com a participação ativa dos familiares na aplicação dos instrumentos de Avaliação Funcional da Visão integrada ao Desenvolvimento Global, cujos protocolos foram adaptados à linguagem, à cultura e ao cotidiano indígena. O mapeamento levantou o número e as condições de nascimentos das crianças indígenas, bem como a localização de cinco crianças com deficiência visual e paralisia cerebral. Por sua vez, as avalições do funcionamento visual e do desenvolvimento global permitiram identificar as necessidades específicas decorrentes da situação da deficiência e refletir sobre as estratégias para intervenção precoce, tendo em vista melhores oportunidades de aprendizagem na primeira infância.

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Biografia do Autor

Maria Goretti da Silva Mattoso, Rede Municipal de Ensino de Dourados (REME), Dourados – MS

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS. Mestre e Especialista em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Licenciada em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Aposentada da Universidade Federal da Grande Dourados. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFGD. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília).

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

19/06/2020

Como Citar

MATTOSO, M. G. da S.; BRUNO, M. M. G.; NOZU, W. C. S. Identificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 21–39, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13503. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação