Gestión de un programa de residencia multiprofesional en salud
De los retos a las estrategias de mejora
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18650Palabras clave:
Capacitación de recursos humanos en salud, Preceptoría, Sistema Único de Salud, Gestión en saludResumen
El objetivo de este artículo es describir los principales desafíos de la gestión de programas de residencia y las estrategias para superarlos. Se trata de un estudio descriptivo y reflexivo sobre las dificultades vividas en los Programas de Residencia Multiprofesional en Salud, estructurado en tres temas: desarrollo de tutores y preceptores; resistencia al uso de metodologías activas y problematizadoras; y gestión de conflictos. Estrategias como capacitar a tutores y preceptores, incentivar económicamente a los profesionales para que desempeñen sus roles en la formación de residentes, presentar e incentivar el uso de metodologías activas y problematizadoras, desarrollar habilidades comunicativas, escucha calificada y utilizar herramientas como la matriz de análisis de conflictos son estrategias que pueden contribuir para superar los desafíos en la gestión de programas de residencia.
Descargas
Citas
ANDRADE, V. C.; OLIVEIRA, F. R.; ROJAS, A. C. O estudo da resiliência dos residentes do programa de residência multiprofissional em saúde da família. Bis, v. 15, n.2, p. 56-63, 2014. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37390. Acesso em: 30 jul. 2023.
BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: Eduel, 2012.
BRASIL. Resolução CNRMS n.º 1, de 24 de dezembro de 2021. Estabelece o Regimento Interno da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Diário Oficial da Uniao: Brasília, DF, seção 1, p. 28, 2021a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021b.
BRASIL. Resolução CNRMS n. º2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Diário Oficial da Uniao: Brasília, DF, seção 1, p. 24 – 25, 2012.
CARLOS, D. J. D.; BELLAGUARDA, M. L. R.; PADILHA, M. I. O documento como fonte primária nos estudos da enfermagem e da saúde: uma reflexão. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 26, e20210312, 2022. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2021-0312. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0312 Acesso em: 30 jul. 2023.
CECÍLIO, L.C. O. É possível trabalhar o conflito como matéria-prima da gestão em saúde?. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 508–16, 2005. DOI: 10.1590/S0102-311X2005000200017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000200017. Acesso em: 30 jul. 2023.
FERRARI, M.F. M.; DAHER, D. V.; ANTUNES, J. M.; AMIM, E. F.; JESUS, C. M.; GERALDO, M. A. A dor como quinto sinal vital, desafios para a incorporação na formação em saúde. Reme: Rev. Min. Enferm., Belo Horizonte, v. 23, e-1233, 2019. DOI: 10.5935/1415-2762.20190081. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622019000100604&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jul. 2023.
FLOR, T. B.M.; MIRANDA, N. M.; SETTE-DE-SOUZA, P. H.; NORO, L. R. A. Análise da formação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: perspectiva dos egressos. Ciênc saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 281–90, 2023. DOI: 10.1590/1413-81232023281.11292022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ySNmCLg9L9NWRHm7g6tpkxx/. Acesso em: 30 jul. 2023.
MAROJA, M.C.S.; ALMEIDA JÚNIOR, J. J.; NORONHA, C. A. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface, Botucatu, v. 24, e180616, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.180616. Acesso em: 30 jul. 2023.
MARTINS, M. M.; TRINDADE, L. L.; VANDRESEN, L. et al. Conflict management strategies used by Portuguese nurse managers.Rev Bras Enferm., v.73, (Suppl 6):e20190336, 2020. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/9rr9bCf3SrDfqzNHQj4CnXS/#. Acesso em: 10 set. 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 674, de 06 de maio de 2022. Dispõe sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/CONEP. Disponível em https://conselho.saude.gov.br/images/Resolucao_674_2022.pdf. Acesso em: 06 mar. 2024.
REIS, B.A.O; FARO A. A residência multiprofissional e a formação do psicólogo da saúde: um relato de experiência. Rev. Psicol. Saúde; v. 8, n.1, p. 62-70, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2016000100008&lng=pt. Acesso em: 02 nov. 2023.
SILVA, A. P. da; AGUIAR, A. C. de. Planejamento estratégico em uma instituição pública de saúde de 2012 a 2022: implicação das percepções da força de trabalho e decisões gerenciais. Saude soc, v.32, n.1, e200871pt, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200871pt. Acesso em: 10 set. 2023.
TEMBÉ, B. R. de S. et al. Cuidados à criança indígena Tembé no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: um estudo de reflexão. Escola Anna Nery, v. 27, e20220422, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0422pt Acesso em: 06 mar. 2024.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.