Tocando a vida: terapia comunitária integrativa como ferramenta de reinserção social para adictos
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9587Palabras clave:
Terapia comunitária integrativa, Reinserção, Dependência química,Resumen
O presente trabalho nasceu do interesse de conhecer o campo da dependência química e da necessidade de um enfoque interdisciplinar tanto para uma análise quanto para uma intervenção específica que pudesse proporcionar, de fato, a reinserção social dos adictos da Casa Terapêutica ACATDF. O objetivo foi o de promover a realização de rodas de TCI que possam contribuir como ferramenta de reinserção social, enfatizando a importância de reconhecermos os potenciais e competências existentes no adicto. As rodas foram realizadas quinzenalmente com uma duração de uma hora e meia. Ao longo desse tempo, foram realizadas dinâmicas que elevam a auto-estima e resgatam a criança perdida, apresentação e reflexões dos problemas. Os integrantes do grupo eram os internos, variando entre 14 a 16 pessoas do sexo masculino. A maioria é encaminhada pelas Casas Abrigo quando estão superlotadas; outros pela VEPEMA/DF; poucos pelas famílias; e, alguns outros buscam abrigo por si mesmo. Observou-se que as rodas nos propiciaram avaliar e concluir que a baixa auto-estima do grupo é um dos grandes problemas a serem enfrentados. A partir das conversas, discussões para trabalhar a questão do preconceito e enfatizar que as soluções estão no coletivo, no compartilhar, na identificação com o outro, no respeito às diferenças, foi possível observar a elevação da autoestima na maioria dos participantes e uma melhor capacidade do exercício do direito à cidadania. Além disso, espera-se que essa experiência possa contribuir para a formulação de políticas públicas que de fato promovam a reinserção dos indivíduos que sofrem de dependência química.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.