Sob o signo da inclusão: as faces do preconceito na sociedade contemporânea significadas pelo deficiente mental

Autores/as

  • Jorge Luís Ferreira Abrão Psicólogo. Docente do Departamento de Psicologia da FCL-UNESP-Assis; doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Avenida Nove de Julho, n.71, Apto.4, Assis-SP,
  • Fabiana Gatti Fernandes Aluna do quinto ano do Curso de Psicologia da UNOESTE de Presidente Prudente- SP. Rua Aristeu Brasil de Carvalho, n.84, Álvares Machado-SP,

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9866

Palabras clave:

Inclusão, preconceito, deficiência mental

Resumen

O presente artigo discute as manifestações de preconceito com relação aos portadores de deficiência mental na sociedade contemporânea,  enfatizando as expressões de preconceito surgidas durante   o processo de inclusão social destes indivíduos, no meio educacional  e profissional. Destaca na sequência, por intermédio de uma  vinheta clínica oriunda de um grupo terapêutico constituído por adolescentes deficientes mentais, a forma como eles estão compreendendo  e assimilando o preconceito do qual são alvo, seja por uma   atitude defensiva de negação da deficiência ou por um posicionamento ativo de reivindicação de um tratamento igualitário. Na finalização, são apontadas alternativas para viabilizar as propostas de inclusão e auxiliar os portadores de deficiência mental a elaborarem as manifestações   de preconceito de que são vitímas.

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Publicado

16/05/2017

Cómo citar

ABRÃO, J. L. F.; FERNANDES, F. G. Sob o signo da inclusão: as faces do preconceito na sociedade contemporânea significadas pelo deficiente mental. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 3, 2017. DOI: 10.26673/tes.v3i0.9866. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9866. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação

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