Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14210

Palavras-chave:

IDEB, Educação, Escola, BNCC

Resumo

Elaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília - DF

Professor Emérito. Doutor em Sociologia pela Universidade do Sarre – Alemanha. Bolsista Produtividade 1B CNPq.

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha – MG

Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa. Doutor em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

27/08/2020

Como Citar

DEMO, P.; SILVA, R. A. da. Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 630–647, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14210. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14210. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação