Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14210

Mots-clés :

IDEB, Educação, Escola, BNCC

Résumé

Elaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Demo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília - DF

Professor Emérito. Doutor em Sociologia pela Universidade do Sarre – Alemanha. Bolsista Produtividade 1B CNPq.

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha – MG

Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa. Doutor em Educação Escolar (UNESP).

Références

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2019. Todos pela Educação/Moderna. São Paulo. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

BID. ELACQUA, G et al. Profissão professor na américa latina: por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? N.Y.: BID, 2018. Disponível em: https://publications.iadb.org/handle/11319/8953. Acesso em: 20 set. 2020.

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Gen, 2015.

DEMO, P. Sobral está sobrando! O que Sobral tem que outros não têm? 2017.Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1LmTbbbQMUuU49L-a8Wlei-TdwcttStuQ4UboW2SMIlY/pub. Acesso em: 20 set. 2020.

DEMO, P. Questionando a Graduação. 2017a. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1y-OhRkIY-Lb_Y2P-0eVntZZQBY79MbPY4fSdA8TSol4/edit. Acesso em: 20 set. 2020.

DEMO, P. Atividades de Aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande, MS: SED/GOV, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1FKskDCxNB422PVhrjrDjD48S4cjsb77-/view. Acesso em: 20 set. 2020.

DEMO, P. Escola e Cuidado. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XKQDqJHfNMFEnN2gVF1n6yZmEmoYkS34/view. Acesso em 20 set. 2020.

DEMO, P. Educação à Deriva – À direita e à esquerda: instrucionismo como patrimônio nacional. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/10nMlgL8N9GKFgwtnbL-bIn7GQf0HdyA4/view. Acesso em: 20 set. 2020.

DEMO, P. O que resta da escola na vida. 2020a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1swMQ-4m1DKJ4Nhfa_CbxrR4upYKZLPBG/view. Acesso em: 20 set. 2020.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1977.

HORN, J.; WILBURN, D. The mismeasure of education. IAP, Charlotte, 2013.

RIPLEY, A. The Smartest Kids in the World: And How They Got That Way. N.Y.: Simon & Schuster, 2013

RUSSAKOFF, D. The prize: who’s in charge of america’s schools? N.Y.: Houghton Mifflin Harcourt, 2015.

SAHLBERG, P. FinishED leadership. Thousand Oaks: Corwin, 2017.

SCHLEICHER, A. PISA 2018 – Insights and Interpretations. Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/PISA%202018%20Insights%20and%20Interpretations%20FINAL%20PDF.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

ZHAO, Y. Who is afraid of the big bad dragon: why China has the best (and the worst) education system in the world? San Francisco: Jossey-Bass, 2014.

ZHAO, Y. What works may hurt. Side effects in education. Teachers College Press, 2018.

Publiée

27/08/2020

Comment citer

DEMO, P.; SILVA, R. A. da. Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 630–647, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14210. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14210. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação