Qualificação de professores e funcionários de escolas públicas em primeiros socorros

Relato de experiência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.17041

Mots-clés :

Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Qualificação, Escola

Résumé

Objetivos: Descrever a experiência de estudantes de Enfermagem na qualificação de trabalhadores de escolas públicas em Primeiros Socorros. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, descritivo, detalhando a vivência de acadêmicas na extensão universitária. As intervenções educativas desenvolveram-se entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021 tendo como público professores e funcionários de escolas do município de Feira de Santana, Bahia, Brasil. A metodologia aplicada foi o Método Paideia, permitindo uma análise e cogestão de coletivos mediante uma educação integral e dinâmica. Resultados: Foram qualificadas 20 pessoas através de encontros virtuais utilizando a plataforma Google Meet, realizando a instrumentalização didática através de cards e folders, além da avaliação do impacto das ações utilizando testes. Considerações finais: Percebeu-se a importância de qualificações desta temática para trabalhadores em escolas a fim de promover saúde e prevenir agravos, além da necessidade de estudos que avaliem o efeito dessas intervenções.

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Bibliographies de l'auteur

Joyce Laís Batista Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem.

Bianca Santos Cerqueira Dórea, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem.

Raquel Líbni Peixoto Moraes, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem.

Thiago da Silva Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Professor Assistente do Departamento de Saúde. Mestre em Enfermagem.

Références

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Publiée

30/11/2022

Comment citer

SANTANA, J. L. B.; DÓREA, B. S. C.; MORAES, R. L. P.; SANTANA, T. da S. Qualificação de professores e funcionários de escolas públicas em primeiros socorros: Relato de experiência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022019, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.17041. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17041. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência