Atendimento escolar hospitalar aos adolescentes com Insuficiência Renal Crônica

A voz dos usuários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.17206

Palavras-chave:

Atendimento escolar hospitalar, Classe hospitalar, Direito à educação, Escolarização de estudante hospitalizado

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi entender como adolescentes com insuficiência renal crônica transplantados percebem os atendimentos escolares hospitalares. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual teve por base o método fenomenológico. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com três adolescentes e os responsáveis por dois deles. Os dados mostraram que apenas um adolescente dispôs do atendimento escolar hospitalar. Indicaram, também, a importância desse atendimento para a continuidade da escolarização. Contudo, os dados assinalaram que os cuidados ambulatoriais de alunos-pacientes, como hemodiálise e consultas, não garantem a eles o atendimento pelas Classes Hospitalares. Conclui-se que, apesar de a legislação garantir o direito ao atendimento escolar hospitalar dos alunos-pacientes, tal serviço ainda é restritivo e não abrange a todos os casos de alunos afastados das atividades escolares por problemas de saúde.

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Biografia do Autor

Isabella Maria Cruz Fantacini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Doutoranda em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).

Lúcia Maria Santos Tinós , Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Educadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Doutorado em Educação Especial (UFSCar).

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

 Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

FANTACINI, I. M. C.; TINÓS , L. M. S.; PEDROSO, C. C. A. Atendimento escolar hospitalar aos adolescentes com Insuficiência Renal Crônica: A voz dos usuários. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022018, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.17206. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17206. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde