Alfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10632

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino de leitura e escrita, Africanidades, Formação de professores.

Resumo

Esse artigo apresenta uma prática formativa de professores alfabetizadores no "Curso de Extensão ler e escrever: articulando saberes, construindo práticas", realizada a partir de um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na área da educação, a saber, as Africanidades, dando ênfase às marcas da cultura africana na construção da cultura brasileira. Socializa-se o potencial dessa ação na formação de professores alfabetizadores e de licenciandos em Pedagogia, que atuam como parte da equipe de execução do curso. Uma vez na semana, estudantes e docentes da Pedagogia e professores das escolas públicas do Rio de Janeiro se reúnem a fim de discutir questões relacionadas à docência na alfabetização, leitura e escrita e à construção de práticas inovadoras em alfabetização, de tal modo que a formação inicial e continuada de professores seja construída em diálogo com esses sujeitos. O tema  “Africanidades” foi abordado na perspectiva da valorização das raízes da cultura brasileira de origem africana, discutindo-se as relações étnico-raciais, as concepções relativas aos preconceitos raciais, em nome do urgente e necessário respeito aos diferentes modos de ser, de viver e conviver. Destaca-se, assim, uma experiência promissora de trabalho com essa temática a partir de duas propostas distintas: construção do Panõ Africano e Confecção da Boneca Abayomi, atividades que envolveram diferentes linguagens, tais como leitura, desenho, pintura e artesanato. Essas ações demonstraram grande potencial formativo na perspectiva de alfabetização em que a integração curricular, bem como a linguagem como interação humana são pressupostos centrais

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Biografia do Autor

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Didática da Faculdade de Educação

Rejane Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Didática da Faculdade de Educação

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

CERDAS, L.; AMORIM, R. Alfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 41–54, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10632. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10632. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação