Educação na favela carioca

um olhar socioantropológico para o Só Cria - pré-vestibular

Autores

  • André Luiz Coutinho Vicente Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8428-5688
  • Sabrina Galeno Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47284/2359-2419.2022.33.159186

Palavras-chave:

educação, educação popular, pré-vestibular, favelas, etnografia

Resumo

Esta peça etnográfica se propõe a apresentar uma pesquisa realizada no Só Cria, Pré-Vestibular localizado na Rocinha (RJ), partindo da curiosidade em identificar as particularidades e potencialidades da educação em contextos de favela. Para a coleta de dados, contou-se com a participação observante e com entrevistas realizadas junto a duas Coordenadoras. As categorias educação popular, desigualdade social e desigualdade educacional apareceram tanto nas perguntas de pesquisa quanto nas respostas obtidas. Significativos atravessamentos subjetivos constituem este trabalho e são apresentados sob a perspectiva do saber da experiência, perspectiva que se diluiu em outros aportes teórico-metodológicos na e para a análise dos dados. Percebeu-se, por fim, que há expectativas por parte das Coordenadoras sobre quais podem ser os impactos de suas ações; que a perspectiva esboçada inicialmente por Paulo Freire aparece como organizadora do trabalho pedagógico e; que as disciplinas curriculares são apenas meio para o projeto de formação humana em curso.

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Biografia do Autor

André Luiz Coutinho Vicente, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Mestrando em Antropologia Social (PPGAS/MN-UFRJ). Licenciado em Pedagogia (IE/UFRRJ). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Gêneros, Sexualidades, Políticas educacionais, Direitos Humanos e Sexuais, Formação docente além de investigar Fake News e Ideologia de Gênero como categorias produtoras de pânicos morais.

Sabrina Galeno, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Doutora em Antropologia (UFF), cientista social (UFRJ), Docente no Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE/UFRRJ), lecionando as disciplinas de Sociologia da Educação e Ensino de Ciências Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia na Escola; Sociologia da Educação, Fundamentos da Educação, Antropologia das Políticas de Educação, Ensino de Sociologia na Educação Básica.

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Publicado

03/08/2023