Educação na favela carioca
um olhar socioantropológico para o Só Cria - pré-vestibular
DOI:
https://doi.org/10.47284/2359-2419.2022.33.159186Palavras-chave:
educação, educação popular, pré-vestibular, favelas, etnografiaResumo
Esta peça etnográfica se propõe a apresentar uma pesquisa realizada no Só Cria, Pré-Vestibular localizado na Rocinha (RJ), partindo da curiosidade em identificar as particularidades e potencialidades da educação em contextos de favela. Para a coleta de dados, contou-se com a participação observante e com entrevistas realizadas junto a duas Coordenadoras. As categorias educação popular, desigualdade social e desigualdade educacional apareceram tanto nas perguntas de pesquisa quanto nas respostas obtidas. Significativos atravessamentos subjetivos constituem este trabalho e são apresentados sob a perspectiva do saber da experiência, perspectiva que se diluiu em outros aportes teórico-metodológicos na e para a análise dos dados. Percebeu-se, por fim, que há expectativas por parte das Coordenadoras sobre quais podem ser os impactos de suas ações; que a perspectiva esboçada inicialmente por Paulo Freire aparece como organizadora do trabalho pedagógico e; que as disciplinas curriculares são apenas meio para o projeto de formação humana em curso.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. 34. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.
DALMAGRO, S. L. Movimentos sociais e educação: uma relação fecunda. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 14, n. 25, 2016.
DE SOUZA NETO, A.; AMARAL, P. L. Os Imponderáveis da etnografia religiosa: uma análise sobre o trabalho etnográfico no campo da religião. Mneme-Revista de Humanidades, Natal, v. 12, n. 29, 2011.
ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 640-666, maio/ago. 2012.
FONTES, V. Sociedade Civil. Dicionário da Educação Profissional em Saúde [online], Fiocruz. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/ verbetes/socciv.html. Acesso em: 04 fev. 2022.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. In: Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília. 2012.
KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.; LANGE, W. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educ. Soc., Campinas, v. 34, p. 1175-1202, 2013.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 13-28, 2012.
MILLER, D. Como conduzir uma etnografia durante o isolamento social. Trad. Camila Balsa e Juliane Bazzo. Blog do Sociofilo, 2020. [publicado em 23 maio 2020]. Disponível em: https://blogdolabemus.com/2020/05/23/notas-sobre-apandemia- como-conduzir-uma-etnografia-durante-o-isolamento-social-por-danielmiller/. Acesso em: 28 dez. 2021.
PEIRANO, M. Etnografia não é método. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 20, n. 42, p. 377-391, 2014.
PEREIRA-SILVA, C. Vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades, educação e o princípio de justiça como equidade na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo. 2016.
RIBEIRO, L. C. de Q.; KOSLINSKI, M. C. A cidade contra a escola? O caso do munícipio do Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 04, n. 08, p. 356-383, 2009.
RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. especial 2, p. 71-87, set. 2017.
RIGO, L. C. et al. Relações parentais no futebol de salão: a experiência do Paulista Futebol Clube. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 77-90, 2007.
SANTOS, A. C. D. Etnografia em casa: entre parentes e aproximações. Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Brasília, v. 16, n. 2, p. 1–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/ view/31646. Acesso em: 28 mar. 2023.
SILVA, M. O. da S. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, Florianopólis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2010.
SPOSATI, A. Exclusão social abaixo da linha do Equador. In: VÉRAS, M. P. B.; SPOSATI, A.; KOWARICK, L. (ed.). O debate com Serge Paugan: por uma sociologia da exclusão social. São Paulo: EDUC, 1999. p. 126-138.
VALLADARES, L. do P. A invenção da favela: do mito de origem à favela.com. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005.
WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.