Corpo, fitness e publicidade

Uma análise sociológica sobre a atuação de influenciadora nas plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/cdc.v24i00.16800

Palavras-chave:

Fitness, Disciplinamento Corporal, Gênero, Publicidade, Mídias Digitais

Resumo

Neste artigo, são discutidos os discursos fitness gerados na era digital, com foco na análise dos conteúdos produzidos pela influenciadora e “musa fitness” Gabriela Pugliesi por meio das plataformas digitais. Utilizando uma abordagem semiológica, foram analisadas postagens feitas por ela no Instagram ao longo de 2020, destacando como seus conteúdos contribuem para os discursos fitness e se conectam com estratégias publicitárias conforme as demandas do ambiente digital. O argumento central é que a influenciadora associa os produtos que promove à sua própria imagem corporal, utilizando sua vida pessoal e cotidiana para promover e vender um estilo de vida saudável e feliz. Nesse contexto, os discursos em torno de sua corporalidade, vista como desejável e aspiracional, acabam por marginalizar os corpos que não se enquadram nos padrões fitness, os quais são submetidos a processos de normalização.

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Biografia do Autor

Marcelo Salamoni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pela UFSM. Têm experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia Digital e Estudos Culturais.

Rafaela Oliveira Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Mestra e Bacharelada em Ciências Sociais (UFSM). Professora de Sociologia, História e Pensamento Científico na rede básica de ensino.

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Publicado

04/03/2024