Mulheres quebradeiras de babaçu

Um processo de construção acerca do termo comunidades tradicionais, identidades coletivas e saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/cdc.v23iesp.2.16899

Palavras-chave:

Quebradeiras de coco babaçu, Saberes, Comunidades Tradicionais

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os saberes construídos pela vivência das mulheres quebradeiras de coco babaçu, e como eles são entendidos como um dos elementos fundamentais para a promoção e afirmação de identidade coletiva nas comunidades. Para isso, foram levantadas obras em que as concepções de comunidade tradicional e a atividade extrativista das quebradeiras de coco estão relacionadas, tais como: Lifschitz (2011); Rebelo (2012); e Almeida (2008). A metodologia usada foi de pesquisa qualitativa por meio de estudo bibliográfico, usando também a técnica da observação na pesquisa de campo realizada na Reserva Extrativista de Ciriaco, município de Cidelândia (MA). Foi considerado, por fim, que os saberes constituídos pelas quebradeiras de coco são histórias carregadas de elementos que contribuem na sua reprodução/construção individual e coletiva, política e social.

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Biografia do Autor

Lilian Rolim Figueiredo, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Marcos Moreira Lira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Educador Popular no Ensino de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI no campo.

Betania Oliveira Barroso, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

23/12/2023