A política dos memes e os memes da política
a febre viral do slogan “vão gostar” na campanha eleitoral de 2022 em Angola nas plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.47284/cdc.v25iesp1.19664Palavras-chave:
Memes, Internet, Ação Coletiva, Campanha Eleitoral, Marketing PolíticoResumo
Em agosto de 2022, Angola realizou a sua quinta eleição geral desde a transição de regime em 1991-1992. Esta eleição destacou-se pela elevada polarização e intensa mobilização nas plataformas digitais. O presente estudo analisa o papel dos memes, com ênfase no slogan “Vão Gostar” como ferramenta de ação política durante o período eleitoral. Este slogan representa uma transformação na comunicação política, com os memes a emergirem como formas relevantes de engajamento social e político na era digital. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com recolha de dados mediante algoritmos, capturas de ecrã e caricaturas, obtidas entre 2020 e 2024, em perfis, páginas e grupos do Facebook e Instagram. Concluímos que o meme político “Vão Gostar” adaptou o discurso político ao ambiente digital, tornando-o mais acessível, especialmente aos jovens, e desafiando o status quo ao questionar estruturas políticas e influenciar a opinião pública. Sendo assim, líderes políticos e partidos têm utilizado os memes políticos como uma ferramenta estratégica para conquistar novos eleitores e militantes. Contudo, essa prática também se insere numa cultura de ódio e desinformação.
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