Da Madraça à Universidade: itinerários de jovens tamacheque no Egito

Autores/as

Palabras clave:

Juventude Africana e Educação Superior, História do Saara contemporâneo, Kel Tamacheque, Mobilidade africana e educação no Egito, Educação e horizontes imaginativos,

Resumen

A atenção neste artigo recai sobre os itinerários formativos de jovens tamacheque no Egito, que iniciaram seus estudos em escolas corânicas (madraças). Eles foram atraídos por Al-Azhar, importante universidade muçulmana, no entanto, todos entenderam a importância de realizar estudos pós-graduados na Universidade do Cairo, que lhes daria acesso ao que chamam de ‘estudos modernos’. A discussão baseia-se em trabalho de campo – realizado no Egito entre 2010 e 2015 e no Mali, entre 2010 e 2017 –, com diferentes momentos de observação, entrevistas, convívio, passeios e viagens de grupo. As narrativas convergem para a experiência e percepção da importância dos estudos por eles chamados de “modernos”, sobretudo, no contexto da vida de pessoas que iniciaram sua formação nas escolas corânicas ou franco-árabes. Esses jovens atravessaram fronteiras de diversas ordens – físicas, afetivas e simbólicas –, construindo projetos possíveis, movimentando-se por meio do real que foram, simultaneamente, criando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Dias Barros, Universidade de São Paulo (Usp), São Paulo – SP

Antropóloga e terapeuta ocupacional dedicada aos estudos africanos, particularmente selo-saarainos com ênfase nas sociedades Dogon e Kel Tamacheque. Docente e orientadora do Programa de Pós-graduação Interunidade em Estética e História da Arte da USP. pesquisadora e membro da Casa das Áfricas, núcleo Amanar. O foco atual das suas pesquisas está em educação e mobilidade, saberes e culturas expressivas.

Mahfouz Ag Adnane, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc), São Paulo – SP

É doutorando e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Graduou-se em história em 2010 pela Universidade Al-Azhar, Egito. Realizou especialização e mestrado em História Africana Contemporânea na Universidade do Cairo, Egito - Instituto de Pesquisa e Estudos Africanos. Dedica-se aos estudos sobre a história do Saara, principalmente, da sociedade Tamacheque (Tuaregue), tanto no período colonial como após as independências dos países africanos. É membro e pesquisador da Casa das Áfricas, núcleo Amanar; membro do CECAFRO, Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora

Citas

ABDEL-NOUR, J. Dictionnaire Abdel-Nour al-Mufassal arabe-français et français-arabe. Paris: Albouraq, 2004.

ABOUBACAR, A. Les relations entre les deux rives du Sahara du XI° au début du XX° siècle. Rabat: Institut des Etudes Africaines, 2005.

ABROUS, D. Le voyage dans l’œuvre littéraire de Hawad. In: CLADOT-HAWAD, H. Voyager du point de vue Nomade. Paris: Paris-Méditerranée, 2002, p.167-175. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2017.

ACHEBE, C. Home and Exile. New York: Anchor Books, 2000.

AG ADNANE, M. Ichumar: da errância à Música como Resistência Cultural Kel Tamacheque (1920-2010): Raízes Históricas e Produção Contemporânea. 2014. 180p. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

AG ADNANE, M. L’expérience de l’Union Générale des Unions et Associations des Etudiants Africains en Egypte - GUASA - et la formation de réseaux. In: POINT SUD. Workshop Spaces in Movement: New Perspectives on Migration in African Settings, Bamako, 19-23 jan. 2011. Point Sud Center for Research on Local Knowledge has the support of Frankfurt University and the German Research Foundation (DFG) for Africa-related activities in the humanities and social sciences. AG DOHO, S.A. Touareg 1973-1997: Vingt-cinq ans d’errance et de déchirement. Paris: L’Harmattan, 2010.

AL-INSAR, M.A.A.A. La scolarisation moderne comme stratégie de résistance. Revue du monde musulman et de la Méditerranée, Paris, n.57, p. 91-98, 1990.

AL ANSAR, A. M.d M.األنصار إنفا بني تاريخ في األوفى] História dos filhos de Infa

Al-Asar]. Riad: Dar Al-kitab wa Al-Sunna, 2010.

ARKAM, F. S. Espace sacré et pouvoir symbolique au Sahara: l’influence des chorfa marabouts originaires de l’Essuk dans la gestion de la cité en Ahaggar. Insaniyat إنسانيات , Oran, n. 51-52, p. 221-235, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2015.

BADI, D. Les migrations touarègues. Alger: Publications du CNRPH, 2001.

BATESON, G. Mind and nature: A necessary unity. Toronto: Bantam Books, 1980.

BAVA, S. Al Azhar, scène renouvelée de l’imaginaire religieux sur les routes de la migration africaine au Caire. L’Année du Maghreb, Aix-en-Provence, n.11, p.37-55, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/anneemaghreb/2217. Acesso em: 26 set. 2017.

BAVA, S. Les étudiants africains d’Al Azhar au Caire: entre mobilité traditionnelle et nouveaux projets migratoires. In: MAZZELLA, S. (Org.) La mondialisation étudiante: Le Maghreb entre Nord et Sud. Tunis-Pairs: IRMC- Khartala, 2009. p.347-359.

BAVA, S.; PLIEZ, O. Itinéraires d’élites musulmanes africaines au Caire. Afrique contemporaine, Paris, v. 3, n. 231, p.187-207, 2009.

BERNUS, S. et al. Le fils et le neveu. Paris: Maison des Sciences de l’Homme, 1995.

BOILLEY, P. Les Touaregs Kel Adagh: Dépendances et révoltes: du Soudan français au Mali contemporain. Paris: Karthala,1999.

BOILLEY, P. et al (Org.). Nomades et commandants: administration coloniale et sociétés nomades dans l’ancienne AOF. Paris: Karthala, 1993.

BOURDIEU, P. Invitation to a Reflexive Sociology. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

BROWN, N. J. Post-Revolutionary al-Azhar. Washington: Carnegie Endowment for International Peace, 2011.

CANUT, C.; ISKROVA, I. Langues et identités en question: Le cas des touaregs en milieu urbain (Bamako, Kidal). In: CLAUDOT-HAWAD, H. (Org.). Touaregs et autres Sahariens entre plusieurs mondes. Nouvelle édition. Aix-en-Provence: Institut de recherches et d’études sur le monde arabe et musulman, 1996. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2018.

CLAUDOT-HAWAD, H. Noces de vent: épouser le vide ou l’art nomade de voyager. In: CLAUDOT-HAWAD, H. (Org.). Voyager d’un point de vue nomade. Paris: Paris-Méditerranée, 2002. p.11-36.

CLAUDOT-HAWAD, H. Personnages de l’entre-deux chez les Touaregs: L’initié, l’énad, l’aggag, le soufi. In: CLAUDOT-HAWAD, H. (Org.). Touaregs et autres Sahariens entre plusieurs mondes. Nouvelle édition. Aix-en-Provence: Institut de recherches et d’études sur le monde arabe et musulman, 1996. Disponível em:. Acesso em: 27 mar. 2018.

CLIFFORD, J. Diasporas: Cultural Anthropology: Journal of the Society for

Cultural Anthropology, Washington, v. 9, n. 3, p. 302-338, 1994.

COLIN, F.; LABRIQUE, F. Recherches archéologiques dans l’Oasis de Bahariya (1997-2000). Dialogues d’histoire ancienne, Cairo, v. 27, n.1, p.159-192, 2001.

CRAPANZANO, V. Imaginative Horizons: An Essay in Literary-Philosophical Anthropology. Chicago: University of Chicago Press, 2004.

CRAPANZANO, V. Life Histories. American Anthropologist, Malden, v. 86, n. 4, p.953- 960, 1984.

El‐KAMEL, H. Egyptian Diplomacy and International Relations. Madrid: Elcano Royal Institute, 2010. Disponível em <https://www.files.ethz.ch/isn/116848/WP%2013,%202010.pdf>. Acesso em: 22 set. 2017.

FAKHRY, A. The oases of Egypt: Bahrīyah and Farafra Oases. Cairo: The American Univ. in Cairo, 2003. First edition: 1974.

GABRIEL, S. P.; ROSA, F. (Org.). Cosmopolitan Asia: Littoral Epistemologies of the Global South. London; New York: Routledge, 2015.

GIUFFRIDA, A. Clerics, Rebels and Refugees: Mobility Strategies and Networks among the Kel Antessa. The Journal of North African Studies, London, v.10, n.3-4, p.529-543, Sept/Dec. 2005.

GONÇALVES, M. A. et al. (Org.). Etnobiografia: subjetivação e etnografia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

HAWAD, M. Détournement d’horizon. Octon: Greges, 2002.

HAWAD, M. Buveurs de braises. Saint Nazaire: MEET/ Maison des Ecrivains Etrangers et des Traducteurs, 1995.

HAWAD, M. L’Anneau-Sentier. Céret: Ed. de l’Aphélie, 1989.

HAWAD, M. Caravane de la soif. Aix-en-Provence: Edisud,1988.

HAWAD, M. Chants de la soif et de l’égarement. Aix-en-Provence: Edisud,1987.

KEENAN, J. The Sahara: Past, Present and Future. London: Routledge,

KHACHAB, W. E. Sufis on Exile and Ghorba: Conceptualizing Displacement and Modern Subjectivity. Comparative Studies of South Asia, Africa and the Middle East, Durham, v. 30, n. 1, p.58-68, 2010.

LECOCQ, B. Disputed Desert: Decolonisation, Competing Nationalisms and Tuareg Rebellions in Northern Mali. Leiden; Boston: BRILL, 2010. (Afrika-Studiecentrum, 19).

LECOCQ, B. Distant shores: a historiographic view on the Sahel Sahara divide. Journal of African History, Cambridge, v. 56, n.1, p.23-36, 2015.

LUIZARD, P-J. Al-Azhar, institution sunnite réformée. In: ROUSSILLON, A. Entre réforme sociale et mouvement national: Identité et modernisation en Égypte (1882-1962), p. 519-548. Le Caire: CEDEJ-Égypte/Soudan, 1995. Disponível em . Acesso em: 07 nov. 2016.

MARCUS, G. Ethnography in/of the world system: the emergence of multisited ethnography. In: MARCUS, G. Ethnography through Thick/Thin. Princeton: Princeton University Press, 1998. p.79-104.

MAZZELLA, S. La mondialisation étudiante: Le Maghreb entre Nord et Sud. Tunis-Pairs, IRMC- Khartala, 2009.

MORAES FARIAS, P. F. Sahel, a outra costa da África. Curso ministrado por de Paulo Farias. Casa das Áfricas, São Paulo, 29 set. 2004. Video podcast no dailymotion, 50 min. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2017.

MORAES FARIAS, P. F. Histoire contre mémoire: Epigraphie, chroniques, tradition orale et lieux d´oubli dans le Sahel Malien. Rabat: Institut des études africaines, 1993. (Conférences, 13).

MORAES FARIAS, P. F. Pilgrimages to Pagan Mecca. In: BARBER, K.; MORAES FARIAS, P.F. de (Org.). Discourse and its disguises: the interpretation of African oral texts. Birmingham: Birmingham University Press, 1989. p.152-170. (African Studies Series 1).

NORRIS, H.T. A summary of the history of the Eastern Kel Antasar atributed to Ibn As-Najib (1710-1720). The Maghreb Review, London, v.4, n.2, p.36- 40, 1979.

OTAYEK, R. L’islam dans son miroir ou comment des journaux égyptiens voient l’islam en Afrique noire, Politique Africaine, Paris, v.30, p.32-, 1988. Disponível em <http://www.politique-africaine.com/numeros/pdf/030032.pdf>. Acesso em: 23 set. 2017.

ROSA, F. The Portuguese in the Creole Indian Ocean: Essays in Historical Cosmopolitanism. New York: Palgrave Mcmillan, 2015. Palgrave Indian Ocean World Studies Series.

SALL, M.Y. Al-Ahar d’Égypt, l’autre institution d’enseignent des Sénégalais. Caire: Édition de l’auteur, 2009.

UNESCO. Les relations historiques et socioculturelles entre l‘Afrique et le monde arabe de 1935 à nos jours: documents de travail et compte rendu des débats du colloque tenu à Paris du 25 au 27 juillet 1979. Paris: Unesco, 1984.

ZEGHAL, M. Gardiens de l’Islam: Les oulémas d’Al Azhar dans l’Égypte contemporaine. Paris: Presses de Sciences Po, 1996.

ENTREVISTAS

AL ANSAR, Abdou Rahmane Mohamed Ammoulou. Sadahel. [Cairo, jan., 2015]. Entrevistadores: Denise Dias Barros e Mahfouz Ag Adnane. Entrevista 1, pesquisa de campo.

AL ANSAR, Abdou Rahmane Mohamed Saleh. Do’as [Cairo, jan., 2015]. Entrevistadores: Denise Dias Barros e Mahfouz Ag Adnane. Entrevista 2, pesquisa de campo.

ADDINE, Nasr. Sociedade dos africanistas no Egito. [Cairo jul., 2013]. Entrevistadores: Denise Dias Barros e Mahfouz Ag Adnane. Entrevista 3, pesquisa de campo.

Publicado

06/07/2018