Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.

Directives aux auteurs

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros. Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês. A revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão do Comitê Editorial, desde que com a anuência do autor.

Ao enviar seu trabalho para a Revista Cadernos de Campo, o(s) autor(es) concordam que seus artigos serão licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

A Revista Cadernos de Campo não cobra nenhum tipo de taxas ou impostos para a submissão, avaliação e publicação de artigos. 

SUBMISSÃO

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção autor. Feito isso, ir para submissões ativas e iniciar o processo de submissão através do link, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

0 - Clique AQUI e faça o download do template/modelo do artigo

1-Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;

2-Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, título, resumo, referências bibliográficas e registro do ORCID.

3-Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4-Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.

5-Confirmação: Concluir a submissão.

Após os cinco passos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e neste ínterim pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista, normalmente professores doutores com familiaridade com o tema. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial, Consultivo e os Editores da revista, disponibilizadas na seção Sobre a RevistaProcesso de Avaliação por Pares.

Obs: Para todos os manuscritos, a linguagem não discriminatória é obrigatória. Termos sexistas ou racistas jamais devem ser usados. 

FORMATAÇÃO

Artigo/ensaio

O artigo/ensaio deve ser enviado em formato: .odt; .rtf; .docx ou .doc (desde que não ultrapassem 5MB). Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, parágrafo de 1,25cm, formato de página A4, margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2cm. Nesse padrão, os textos deverão ter um mínimo de 32 mil caracteres e um máximo de 65 mil caracteres (com espaços). Incluindo títulos, notas e referências bibliográficas e excluindo os resumos. Os resumos (Resumo e Abstract - no máximo de 150 palavras) e palavras-chave e keywords (no máximo cinco), devem estar em português e inglês. 

Tradução 

Serão aceitas traduções de trabalhos relevantes e indisponíveis em língua portuguesa ou textos que justifiquem uma nova tradução. Devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhadas de cópia do original utilizado na tradução, bem como da autorização do detentor dos direitos autorais permitindo sua publicação em português. As traduções não devem exceder 10 mil palavras. É obrigatório que antes de submetê-la os autores a façam passar, além de sua própria revisão, por uma revisão técnica particular.

ORGANIZAÇÃO

Apresentação da Filiação Institucional

As contribuições não devem conter dados sobre o autor. Estes (nome completo, titulação, filiação institucional – com o nome completo da instituição – e e-mail para contato) devem ser inseridos nos respectivos campos da plataforma de submissão da revista.

Organização do texto

TÍTULO centralizado, em caixa alta, negrito, fonte12 e espaçamento simples. O título em inglês deve ser inserido antes do abstract, com as mesmas configurações do título incluindo o itálico.

RESUMO - (com máximo de 150 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras), escritos no idioma do artigo e em inglês; devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples e alinhamento justificado, sem parágrafo.

REFERÊNCIAS - apenas trabalhos citados no texto. 

As referências são alinhadas a margem esquerda, espaçamento simples, fonte 12, Times New Roman e um espaço separando uma referência da outra. Os títulos são destacados em negrito e são organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

Indicação do Financiamento da Pesquisa

Caso se trate de resultado de pesquisa financiada, adicionar curta nota de rodapé - a partir do título - indicando o financiamento segundo as regras da agência financiadora.

Notas de Rodapé

Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários.

Referências

As referências devem ser citadas ao final do artigo, seguindo as normas da ABNT 6023:2018. Utilizar sempre o nome Referências e não Referências Bibliográficas, o título referências é alinhado a esquerda, caixa alta, negrito, fonte 12 e Times New Roman.

Modelos:

Livros: SOBRENOME do autor, Nome. Título da obra (negrito): subtítulo. Número da edição (se não for a primeira). Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros: SOBRENOME do autor, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Número e/ou volume, página inicial-final do capítulo.

Artigos em periódicos:  SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade de publicação, volume, número, página inicial – final do artigo, ano de publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME do autor, Nome. Título da tese: subtítulo. Ano de defesa. Orientador: Nome Sobrenome. número de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação (Mestrado), Tese (Doutorado) – Instituto ou Faculdade, Nome da instituição por extenso, Cidade, Ano.

Artigos em jornais/revistas:  SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do jornal, Cidade de publicação, data de publicação (dia mês abreviado e ano). Caderno, páginas inicial – final do artigo, ano de publicação.

Entrevistas: SOBRENOME do entrevistado, Nome. Título da entrevista. Entrevistador: Nome do entrevistador na ordem direta. Nome do jornal/revista, Local de publicação, página onde aparece a entrevista, dia mês abreviado e ano da publicação.

Eventos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número de ordem do evento seguido de ponto, ano da realização, Cidade. Nome da publicação dos trabalhos. Local da publicação: Editora, ano da publicação. Páginas inicial – final do trabalho.

Publicação on-line: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo/matéria. Nome do site, Local da publicação, dia mês abreviado e ano da publicação. Disponível em: endereço eletrônico completo para acesso ao artigo/matéria. Acesso em: dia mês abreviado e ano do acesso.

Exemplos:

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical: discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

COLLIER, A. Critical Realism: an introduction to Roy Bhaskar’s Philosophy. London: Verso, 1994.

DUARTE, N. Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.

Citações

As citações devem ser elaboradas seguindo a norma da ABNT 10520.

Dentro dos parênteses: sobrenome(s) sempre em caixa alta.

Ex:

Se o autor for citado entre parênteses, o sobrenome deve ser digitado em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980).

Fora dos parênteses: sobrenome(s) sempre em caixa baixa.

Ex:

De acordo com Morais e Silva (1995) a teoria se baseia no nível mais alto da sociedade.

Citação Direta

Indicar autor, ano e página (exceção: documento online).

Citação direta com mais de 3 linhas: tamanho menor (fonte 11) e recuo de 4 cm da margem esquerda

Ex:

Harvey (1993, p.112) acrescenta a tudo isso mais um fator,

[...] enquanto abre uma perspectiva radical mediante o reconhecimento da autenticidade de outras vozes, o pensamento pós-moderno veda imediatamente essas outras vozes o acesso a fontes mais universais de poder, circunscrevendo-as num gueto de alteridade opaca, da especificidade de um ou outro jogo de linguagem.

Citação direta com menos de 3 linhas

Dentro da frase entre “aspas”.

Ex:

O homem não pode viver fora da cultura, mas ela não pode ser seu destino, mas sim um meio para sua liberdade: “[...] não somos humanos fora da cultura, mas não seremos homens livres se não pudermos, sempre que necessário, assumir uma posição de exterioridade com relação ao mundo social.” (ROUANET, 1993, p.276).

Citação Indireta

Indicar autor e ano.

Não precisa indicar a página e nem aspas.

Ex:

Tem-se na paródia, como o caracteriza Linda Hutcheon (1985), a manifestação textualizada da auto-referência, do nível metadiscursivo da criação literária.

Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e aspas 

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nas seções e subseções.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.

Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras; em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos.

Notas 

Notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página; remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior, após o sinal de pontuação, quando for o caso.

Ilustrações

Ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias. Os títulos devem ser inseridos na parte superior da ilustração, tamanho 12, centralizado, negrito e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As legendas devem ser inseridas abaixo das ilustrações. As figuras, os desenhos, os gráficos, os quadros, os esquemas, as fórmulas e os modelos devem ser enviados em arquivo separado, no programa em que foram gerados. Os mapas, as fotografias e as radiografias também devem ser enviadas em arquivos separados e em alta resolução (300 dpi). As ilustrações devem ser designadas, no texto, na forma abreviada da palavra “Figura”: Fig. 1, Fig. 2 etc. É inteiramente do(s) autor(es) a responsabilidade pela veiculação de imagens, inclusive as que envolvem direitos autorais.

Tabelas e quadros

Tabelas devem ser usadas para apresentação de informações tratadas estatisticamente e quadros para sintetizar e organizar informações textuais. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão “Tabela 1” em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo do texto. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; a fonte de dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda. Tabelas devem ser construídas com as bordas laterais abertas e sem linhas de separação de colunas.

 

Artigos

Seção para receber artigos inéditos, com temática livre ou com temática do dossiê referente ao número a ser publicado.

Dossiê

Publicação de série de artigos, resenhas, produção artística, entrevista, colaboração especial relevantes que tratam sobre determinado tema específico. 

Resenhas

Publica resenhas críticas de livros nacionais e internaiconais que aportem novos conhecimentos além do simples resumo da obra. 

Tradução

Traduções inéditas de textos relevantes para a área.

Imaginação e Ciências Sociais

Seção aberta para receber ensaios fotográficos, ilustrações, gravuras, poesias ou outras manifestações artísticas relacionadas com número temático.

Déclaration de confidentialité

Os artigos publicado da Revista Cadernos de Campo devem ser inéditos. Artigos são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Todas as informações fornecidas pelo(a) autor(a) serão resguardados até o final do processo de publicação. Os dados divulgados serão aqueles pertencentes ao mini-currículo: Nome, instituição, nível de formação, ORCID e e-mail.

A Revista Cadernos de Campo não cobra nenhum tipo de taxas ou impostos para a submissão, avaliação e publicação de artigos. 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.