Adversidades do trabalho docente em home office no período da pandemia

Uma análise da educação pública no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/2359-2419.2022.32.307324

Palavras-chave:

Aprendizagem, COVID-19, docentes, pandemia, trabalho remoto

Resumo

O artigo apresenta uma discussão a respeito da dinâmica docente enfrentada pelos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Analisou-se o trabalho remoto com as suas diversas características e o seu impacto na aprendizagem dos discentes. O objetivo é compreender como esses profissionais têm organizado suas atividades pedagógicas diante das adversidades impostas pelo novo Coronavírus. A metodologia utilizada se constitui de análise documental, leituras bibliográficas e produção de informações empíricas adquiridas por meio de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a realidade imposta pela pandemia mostrou que há fragilidades com o uso das tecnologias digitais por parte dos docentes e discentes, bem como a precariedade nas condições tecnológicas da rede pública de ensino. Além disso notase também necessidade de se ressignificar o lugar escola diante do mundo técnicocientífico- informacional e, por fim, entendeu-se que o ensino remoto afetou o processo de aprendizagem dos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal.

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Publicado

21/10/2022