As ruas ainda em chamas
Cinema e a luta pelo direito à cidade em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.47284/2359-2419.2022.32.345367Palavras-chave:
cinema, política, curta-metragem, direitos humanos, cidadesResumo
Este artigo tem como objetivo analisar quatro curtas-metragens produzidos na cidade de São Paulo em meados da década de 2010. A partir deles, se segue uma discussão sobre as relações entre os processos de significação de experiências pessoais dos criadores e o momento sócio-histórico que envolvia as produções em sua criação. A metodologia utilizada foi a de análise fílmica (ADAMATTI, 2020), operando em sinergia com sociologia do cinema proposta por Pierre Sorlin (1985). Trata-se de um trabalho que revela os documentários e os filmes ficcionais em seus formatos discursivos, ou seja, como representações artísticas que traduzem preocupações sensíveis á temática urbana e os ecos dos eventos políticos de 2013 na cidade. Seguimos assim no intuito de compreender o engajamento e a criação dos jovens realizadores em temas do pensamento político e social e como isso se manifesta no cinema autoral contemporâneo.
Downloads
Referências
ADAMATTI, M.; UCHÔA, F. Cinema, estilo e análise fílmica. ArtCultura, Uberlândia, v. 22, n. 40, jan./jun. 2020, p. 289-308.
ALMEIDA, M. J. A. A educação visual da memória: Imagens agentes do cinema e da televisão. Pró-posições, Campinas, v. 10, n. 2, p. 9-25, 29 jul. 1999.
BAZIN, A. O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018.
BERNARDET, J. C. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 2003.
CARLOS, A. F. A. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o direto à cidade. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 11, p. 349-369, 2020.
GONÇALVES, M. A. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.
MACHADO, A. Novos territórios do documentário. DOC On-line n. 11, 2011. Disponível em: http://www.doc.ubi.pt/11/dossier_arlindo_machado.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.
MARTÍN-BARBERO, J. Cidade virtual: novos cenários da comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v.11, p.53-67, 1998.
MENEZES, P. Sociologia e cinema - aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 12, p. 17-36, 2017.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2009.
PIPANO, I. Saber que o outro me pensa: comentários sobre estética e política do documentário e educação. In: LEITE, C.; OMELCZUK, F.; REZENDE, L. A. (org.) Cinema-Educação: políticas e poéticas. Macaé: Ed. NUPEM, 2021. p.329-352.
SALLES, J. M. A dificuldade do documentário. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; CAIUBY NOVAES, S. (org.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2005. p. 57-72.
SORLIN, P. Sociologia del cine: la apertura para la historia de mañana. México: Fondo de Cultura Econômica, 1985.
UCHOA, F. O menino e o mundo (2013) de Alê Abreu: campo-cidade, estilo indireto livre e o direito à cidade. E-Compós, [S. l.], v. 21, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1419. Acesso em: 7 jul. 2022.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Filmes:
À BEIRA. Direção: Gláucia Shiva. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (20 min).
A CIDADE É UMA SÓ. Direção: Adirley Queiroz. [S. l.: Vitrine Filmes], 2013. 1 vídeo (73 min).
AQUARIUS. Direção: Kléber Mendonça Filho. [S. l.: Vitrine Filmes], 2016. 1 vídeo.
CONCERVANTES. Direção: Giba Freitas. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (15 min).
https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=IZs02sHwPUs&app=desktop
ERA O HOTEL CAMBRIDGE. Direção: Eliana Caffé. [S. l.: Vitrine Filmes], 2017. 1 vídeo (93 min).
LA CHASSE AU LION À L'ARC. Direção: Jean Rouch. [S. l.: s. n.], 1965. 1 vídeo (88 min).
LIMPAM COM FOGO. Direção: Rafael Crespo, Conrado Ferrato e César Vieira. [S. l.]: A.H.F, 2016. 1 vídeo (85 min).
OLDSTOCK. Direção: Demétrio Zanini. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (17 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EWxITuFX34Y&feature=youtu.be. Acesso em: 12 set. 2022.
RAÍZES QUE LEVO. Direção: Bruno Filarde. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.