Estágio e literatura: uma abordagem interdisciplinar e reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.10737Palavras-chave:
Estágio, Literatura, Funcionalismo, Abordagem reflexiva.Resumo
Este artigo consiste em um relato de experiência a partir da aplicabilidade do Projeto “Estágio e Literatura: uma abordagem interdisciplinar e reflexiva”, executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR/Campus Boa Vista, no ano de 2016, nos Módulos V e VI, do Curso Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica. O trabalho teve como objetivo principal oferecer um processo interdisciplinar com foco na pesquisa e prática do ensino de língua espanhola, envolvendo os movimentos literários com sufixo -ismo. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso, por meio do Componente Curricular Estágio I e II: Pesquisa e Prática no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com aplicabilidade de aulas teóricas e práticas, bem como o uso de aulas dialogadas, orientações e supervisões. Tal docência amparou-se na abordagem funcionalista da língua, segundo Givón (1979) e Bybee (2010), tendo a literatura, por meio dos ismos, como guia condutor para o sucesso em sala de aula, a partir das ideias de Nogueira (2008). Ambas as bases teóricas foram vislumbradas pelas atividades de estágio para um fazer pedagógico significativo, conforme descrito por Barreiro e Gebran (2006) e outros autores relevantes a este trabalho. A experiência permitiu que no decorrer do processo a docente agisse como mediadora e, os acadêmicos, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
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Referências
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