Possibilidades para o ensino de língua inglesa na era pós-método – um relato de experiência de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Teoria, Prática

Resumo

Este artigo é relato de experiência de estágio curricular supervisionado em Língua Inglesa que propõe uma prática de ensino da Língua Inglesa aliada à teoria de acordo a visão pós-método de ensino da L2, levando em consideração postulados da área de leitura na L2 de acordo com a perspectiva cognitiva. As experiências relatadas indicam que a perspectiva adotada levou a uma prática que foi considerada significativa pelas professoras em formação envolvidas, pois as atividades foram realizadas pelos alunos e pelas alunas com perceptível motivação e engajamento. Além disso, de acordo com as professoras em formação, os resultados foram mais positivos do que o esperado tendo em vista os objetivos propostos em termos de uso e compreensão do conteúdo linguístico e do ensino mediado por gêneros orais e escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Marchese Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus de Pato Branco, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. É doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2010-2014), período em que foi bolsista CNPq. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988).

Daniele Carla de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Formada em Licenciatura em Letras - Português/ Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR . Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes (Sociolinguística e Dialetologia). Atualmente trabalha na Escola Mundo da Criança - Mundial, com Grupo III, IV, V e 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou como professora estagiária na empresa Escola Mundial Mundo da Criança.

Fernanda Sanches Busch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/PB. Atua como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), na subárea de Literatura.

Referências

AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge, RU: Cambridge University Press. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação, 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 4 de set. de 20017.

BROWN, D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. New York: Longman. 2001.

CALLEGARI, M. O. V. Reflexões sobre o modelo de aquisição de segundas línguas de Stephen Krashen: uma ponte entre a teoria e a prática em sala de aula. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 45, n. 1, p. 87-101, June 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 mar. 2018. Link DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-1813200600010>.

CARRELL, P. DEVINE, J. ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge, RU: CUP. 1998.

CARRIÓ-PASTOR, M. L.; MESTRE, E. M. Motivation in Second Language Acquisition. In Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/260758841_Motivation_in_Second_Language_Acquisition>. Acesso em 23 mar. 2018.

DÖRNEY, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005.

DÖRNEY, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNEY, Z.; USHIODA, E. (Org.). Motivation, language identity and the L2 self. Bristol: Multilingual Matters, 2009. pp. 9-42.

DOLZ, J. M., NOVERRAZ, M. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

IFA, S. Estágio Supervisionado em Língua Inglesa: experiências significativas para a construção de conhecimento sobre a prática docente. Estudos Linguísticos e Literários. Nº 50, jul – dez 2014, Salvador: pp. 100-119.

KRASHEN, S. Principles and Practices. 1982. Disponível em: <http://www.sdkrashen.com/content/books/principles_and_practice.pdf>. Acesso em 16 mar. de 2018.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL QUARTERLY. Vol. 35, no. 4, 2001.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

MOTTA, M.B.; AZEREDO, F. Cadernos do IL. Porto Alegre, n.º 38, junho de 2009. p. 22-42. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/>. Acesso em 17 de mar. de 2018.

POE, E. A. The tell tale heart. Disponível em: <https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/the_tell-tale_heart_0.pdf>. Acesso em 20 de outubro de 2017

SARTI, F. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel Pelotas [46], 83–99, setembro/dezembro 2013.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UTFPR. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/legislacao/regulamento-de-estagio-licenciaturas>. Acesso em 24 de mar. de 2018.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

WINFIELD, C. M.; DE MORAIS, D. C.; BUSCH, F. S. Possibilidades para o ensino de língua inglesa na era pós-método – um relato de experiência de estágio. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 308–322, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11256. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência