Posibilidades para la enseñanza de lengua inglesa en la era post-método - un relato de experiencia de pratica de enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256Palabras clave:
Experiencia de la práctica curricular supervisada, Teoria, PrácticaResumen
Este artigo es un relato de experiencia de la práctica curricular supervisada en Lengua Inglesa que propone una práctica de enseñanza de la Lengua Inglesa aliada a la teoría de acuerdo con la visión pos-método de enseñanza de una segunda lengua, teniendo en consideración postulados del área de lectura en segunda lengua, de acuerdo con una perspectiva cognitiva. Las experiencias narradas indican que la perspectiva adoptada condujo a una práctica que fue considerada significativa por las profesoras en formación, pues las actividades fueran realizadas por los alumnos y por las alumnas con perceptible motivación y compromiso. Además, de acuerdo con las profesoras en formación, los resultados fueran más positivos que lo esperado, teniendo en vista los objetivos propuestos en termos de uso y comprensión del contenido lingüístico y de la enseñanza mediada por géneros orales y escritos.Descargas
Citas
AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge, RU: Cambridge University Press. 1997.
BRASIL. Ministério da Educação, 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 4 de set. de 20017.
BROWN, D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. New York: Longman. 2001.
CALLEGARI, M. O. V. Reflexões sobre o modelo de aquisição de segundas línguas de Stephen Krashen: uma ponte entre a teoria e a prática em sala de aula. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 45, n. 1, p. 87-101, June 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 mar. 2018. Link DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-1813200600010>.
CARRELL, P. DEVINE, J. ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge, RU: CUP. 1998.
CARRIÓ-PASTOR, M. L.; MESTRE, E. M. Motivation in Second Language Acquisition. In Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/260758841_Motivation_in_Second_Language_Acquisition>. Acesso em 23 mar. 2018.
DÖRNEY, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005.
DÖRNEY, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNEY, Z.; USHIODA, E. (Org.). Motivation, language identity and the L2 self. Bristol: Multilingual Matters, 2009. pp. 9-42.
DOLZ, J. M., NOVERRAZ, M. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
IFA, S. Estágio Supervisionado em Língua Inglesa: experiências significativas para a construção de conhecimento sobre a prática docente. Estudos Linguísticos e Literários. Nº 50, jul – dez 2014, Salvador: pp. 100-119.
KRASHEN, S. Principles and Practices. 1982. Disponível em: <http://www.sdkrashen.com/content/books/principles_and_practice.pdf>. Acesso em 16 mar. de 2018.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL QUARTERLY. Vol. 35, no. 4, 2001.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
MOTTA, M.B.; AZEREDO, F. Cadernos do IL. Porto Alegre, n.º 38, junho de 2009. p. 22-42. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/>. Acesso em 17 de mar. de 2018.
POE, E. A. The tell tale heart. Disponível em: <https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/the_tell-tale_heart_0.pdf>. Acesso em 20 de outubro de 2017
SARTI, F. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel Pelotas [46], 83–99, setembro/dezembro 2013.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UTFPR. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/legislacao/regulamento-de-estagio-licenciaturas>. Acesso em 24 de mar. de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.