Posibilidades para la enseñanza de lengua inglesa en la era post-método - un relato de experiencia de pratica de enseñanza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256

Palabras clave:

Experiencia de la práctica curricular supervisada, Teoria, Práctica

Resumen

Este artigo es un relato de experiencia de la práctica curricular supervisada en Lengua Inglesa que propone una práctica de enseñanza de la Lengua Inglesa aliada a la teoría de acuerdo con la visión pos-método de enseñanza de una segunda lengua, teniendo en consideración postulados del área de lectura en segunda lengua, de acuerdo con una perspectiva cognitiva. Las experiencias narradas indican que la perspectiva adoptada condujo a una práctica que fue considerada significativa por las profesoras en formación, pues las actividades fueran realizadas por los alumnos y por las alumnas con perceptible motivación y compromiso. Además, de acuerdo con las profesoras en formación, los resultados fueran más positivos que lo esperado, teniendo en vista los objetivos propuestos en termos de uso y comprensión del contenido lingüístico y de la enseñanza mediada por géneros orales y escritos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Marchese Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus de Pato Branco, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. É doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2010-2014), período em que foi bolsista CNPq. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988).

Daniele Carla de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Formada em Licenciatura em Letras - Português/ Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR . Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes (Sociolinguística e Dialetologia). Atualmente trabalha na Escola Mundo da Criança - Mundial, com Grupo III, IV, V e 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou como professora estagiária na empresa Escola Mundial Mundo da Criança.

Fernanda Sanches Busch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), Campus Pato Branco

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/PB. Atua como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), na subárea de Literatura.

Citas

AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge, RU: Cambridge University Press. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação, 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 4 de set. de 20017.

BROWN, D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. New York: Longman. 2001.

CALLEGARI, M. O. V. Reflexões sobre o modelo de aquisição de segundas línguas de Stephen Krashen: uma ponte entre a teoria e a prática em sala de aula. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 45, n. 1, p. 87-101, June 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 mar. 2018. Link DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-1813200600010>.

CARRELL, P. DEVINE, J. ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge, RU: CUP. 1998.

CARRIÓ-PASTOR, M. L.; MESTRE, E. M. Motivation in Second Language Acquisition. In Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/260758841_Motivation_in_Second_Language_Acquisition>. Acesso em 23 mar. 2018.

DÖRNEY, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005.

DÖRNEY, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNEY, Z.; USHIODA, E. (Org.). Motivation, language identity and the L2 self. Bristol: Multilingual Matters, 2009. pp. 9-42.

DOLZ, J. M., NOVERRAZ, M. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

IFA, S. Estágio Supervisionado em Língua Inglesa: experiências significativas para a construção de conhecimento sobre a prática docente. Estudos Linguísticos e Literários. Nº 50, jul – dez 2014, Salvador: pp. 100-119.

KRASHEN, S. Principles and Practices. 1982. Disponível em: <http://www.sdkrashen.com/content/books/principles_and_practice.pdf>. Acesso em 16 mar. de 2018.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL QUARTERLY. Vol. 35, no. 4, 2001.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

MOTTA, M.B.; AZEREDO, F. Cadernos do IL. Porto Alegre, n.º 38, junho de 2009. p. 22-42. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/>. Acesso em 17 de mar. de 2018.

POE, E. A. The tell tale heart. Disponível em: <https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/the_tell-tale_heart_0.pdf>. Acesso em 20 de outubro de 2017

SARTI, F. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel Pelotas [46], 83–99, setembro/dezembro 2013.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UTFPR. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/legislacao/regulamento-de-estagio-licenciaturas>. Acesso em 24 de mar. de 2018.

Publicado

01/07/2018

Cómo citar

WINFIELD, C. M.; DE MORAIS, D. C.; BUSCH, F. S. Posibilidades para la enseñanza de lengua inglesa en la era post-método - un relato de experiencia de pratica de enseñanza. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 308–322, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11256. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11256. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência