Variação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12932

Palavras-chave:

Primeira pessoa do plural (P4), Contínuo de Variação, Letramento.

Resumo

O presente trabalho investigou as variantes usadas para expressão do P4 em produções de alunos do Fundamental II. Percebeu-se, na aplicação da mediação pedagógica, com foco na variação nós/a gente, que em textos dos gêneros relato de experiência [+oralidade] os alunos manifestaram a prática de escrita da sociedade letrada brasileira alternando o uso de nós/ a gente. Já no gênero relatório [+letramento], o uso da variante tradicional foi semicategórico. Os resultados refletem, por um lado, a desconstrução da crença de que a escrita só aceita a variante canônica e, por outro, o avanço no processo de letramento dos alunos, que passaram a reconhecer os contextos em que as duas variantes de P4 podem coocorrer e aqueles em que só se admite a variante canônica, de modo que se tornaram capazes de transitar de um ponto a outro do contínuo, a depender do gênero textual em se dá o evento comunicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Cilene Pereira Meireles Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ

Mestra em Letras. Professora na Rede Estadual do Rio de janeiro.

Maricineia Pereira Meireles da Silva

Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Saúde e Educação (UniFOA). Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ). Especialização em Língua Portuguesa. Professora No Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Referências

ALKMIM, T. M. Sociolinguística - Parte I. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (ed.). Introdução à Linguística. São Paulo: Cortez, 2001

AMARAL, H. Prêmio escrevendo o futuro relato de experiência professores semifinalistas. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/2169/orientacoes_relato_ e_experiencia_2006.pdf. Acesso em: 11 jan. de 2019

AZEREDO, J. C. de Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

BELTRÃO; O.; BELTRÃO M. Correspondência Linguagem e Comunicação: Oficial, Empresarial, Particular. São Paulo: Atlas, 23. Ed. 5º Cap. p. 125-129, 2005.

BORGATTO, A. M. T.; BERTIN, T. C. H.; MARCHEZI, V. L de C. Projeto Teláris: Português: Ensino. 2. ed. São Paulo. Ática, 2015.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em Língua Materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BRASIL.Ministério da Educação.1998. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 05 mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.500, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª e última versão. Brasília, DF, 2017

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010

COAN, M.; FREITAG, R. M. Sociolinguística variacionista: Pressupostos teóricos metodológicos e propostas de ensino. In: Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, 2. sem. 2010. pp. 173-194. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1618/6863. Acesso em: 27 fev. de 2018.

COELHO, I. L.; GÖRSKI, E. M.; NUNES de SOUZA, C. M. N.; MAY, G. H. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

COSTA, C. L.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para Viver Juntos: Português. 3 ed. São Paulo: Ed. SM,2012

CUNHA, C. F.; Cintra, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

DELL’ISOLA, R.L.P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna.,2007.

DUARTE, M. E. Do pronome nulo ao pronome pleno: a trajetória do sujeito no português do Brasil. In: ROBERTS, I., KATO, M. A.(orgs.) Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Ed. da UNICAMP. p.107-128, 1993.

ELIA, M. F., SAMPAIO, F. F. Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de Pesquisa-Ação a Distância para professores, Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 102-109, 2001.

FARACO, C. A. Norma culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

FIGUEIREDO, L. de; BALTHASAR, M.; GOULART, S. Singular & Plural: Leitura, Produção e Estudos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

FREIRE, G.C. Ensino de morfossintaxe: das pesquisas acadêmicas aos livros didáticos de português. In: COELHO, F. A; SILVA, J. E. N. (orgs.) Ensino de língua portuguesa: teorias e práticas. Rio de Janeiro: Gramma, 2018. pp. 125-143.

KOCHE, V. S. et al. Estudo e produção de texto: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

LOPES, C.R.S. Nós e a gente no português falado culto do Brasil. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.

LOPES, C.R.S. A inserção de ´a gente´ no quadro pronominal do português. Frankfurt/Madri: Vervuert/Iberoamericana, vol. 18, 2003.

LOPES, C.R.S. A gramaticalização de a gente em português em tempo real de longa e de curta duração: retenção e mudança na especificação dos traços intrínsecos. Fórum Linguístico, v. 4, nº1. Florianópolis, julho de 04. pp. 47-80, 2004.

LOPES, C.R.S. A gramaticalização de a gente em português em tempo real de longa e de curta duração: retenção e mudança na especificação dos traços intrínsecos. Fórum Linguístico, v. 4, n. 1, p. 47-80, 2007.

MACHADO, M. S. Sujeitos pronominais “nós” e “a gente”: variação em dialetos populares do norte fluminense. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.

MAIA, F. P. S. A variação “nós” / “a gente” no dialeto mineiro: investigando a transição. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

MARCUSCHI, L.A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de Comunicação criativa. 18ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MENDONÇA, A. K. Nós e a gente em Vitória: análise sociolinguística da fala capixaba. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

MENON, O.P.S. A gente, eu, nós: sintomas de uma mudança em curso no Português do Brasil? In: Anais do II ELFE – Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita. Maceió, p. 396-402, 1997.

NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.

OLIVEIRA, J. B. M. de. Concepções de escrita, texto e gênero textual em relatos de aula de língua materna. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 2, n. 2, março de. ISSN 1678- 8931 [www.revel.inf.br], 2004.

OMENA, N. P. A referência variável da primeira pessoa do discurso no Plural. In: NARO, A. J. et alii: Relatório Final de Pesquisa: Projeto Subsídios do Projeto Censo à Educação, Rio de Janeiro, UFRJ, 1986.

OMENA, N. P As influências sociais na variação entre nós e a gente na função de sujeito. In: OLIVEIRA E SILVA, G. M.; SCHERRE, M. M. P. Padrões Sociolinguísticos: análises de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 309-323, 1996

OMENA, N. P A referência à primeira pessoa do plural: variação ou mudança? In: PAIVA, M. C.; DUARTE, M. E. L. (Org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contracapa, 2003.

PEREIRA, C. S.; BARROS, F. P.; MARIZ, L. Universos: Língua Portuguesa. 3ª. ed. São Paulo: Ed.SM, 2015.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Estadual de Educação. Reorientação Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e Ensino Fundamental 2º segmento: versão definitiva. Livro I. Linguagens e Códigos. Rio de Janeiro, 2006.

ROCHA, F. C. F. A alternância nos pronomes pessoais e possessivos do português de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, Belo Horizonte, Faculdade de Letras/PUC-MG, 2009

ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa.J. Olympio, 2008 [1972].

SILVA, C. de O.; SILVA, E. G.de O.; ARAÚJO, L. A. M.; OLIVEIRA, T. A. Tecendo Linguagens. 4 eds. IBEP, 2015

TRAVAGLIA, L.C. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. Estudos linguísticos, 30: 1-6, 2001

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [periódico na Internet]. Set-Dez. Acesso em 5 de abr. 2018. Disponível em http://www.scielo.br/ pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf., 2005

VIANNA, J. B. S. Semelhanças e diferenças na implementação de a gente em variedades do português. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,235f, 2011

VIEIRA, S. R.; FREIRE, G. C. Variação morfossintática e ensino de português. In: MARTINS, M. A. et al. (orgs.) Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, pp. 81-114, 2014

Publicado

01/10/2019

Como Citar

CUNHA, C. C. P. M.; SILVA, M. P. M. da. Variação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 394–417, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12932. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12932. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos