Variação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12932

Palavras-chave:

Primeira pessoa do plural (P4), Contínuo de Variação, Letramento.

Resumo

O presente trabalho investigou as variantes usadas para expressão do P4 em produções de alunos do Fundamental II. Percebeu-se, na aplicação da mediação pedagógica, com foco na variação nós/a gente, que em textos dos gêneros relato de experiência [+oralidade] os alunos manifestaram a prática de escrita da sociedade letrada brasileira alternando o uso de nós/ a gente. Já no gênero relatório [+letramento], o uso da variante tradicional foi semicategórico. Os resultados refletem, por um lado, a desconstrução da crença de que a escrita só aceita a variante canônica e, por outro, o avanço no processo de letramento dos alunos, que passaram a reconhecer os contextos em que as duas variantes de P4 podem coocorrer e aqueles em que só se admite a variante canônica, de modo que se tornaram capazes de transitar de um ponto a outro do contínuo, a depender do gênero textual em se dá o evento comunicativo.

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Biografia do Autor

Cátia Cilene Pereira Meireles Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ

Mestra em Letras. Professora na Rede Estadual do Rio de janeiro.

Maricineia Pereira Meireles da Silva

Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Saúde e Educação (UniFOA). Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ). Especialização em Língua Portuguesa. Professora No Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

CUNHA, C. C. P. M.; SILVA, M. P. M. da. Variação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 394–417, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12932. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12932. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos