A ansiedade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e a sua relação com o contato linguistico em contextos de imersão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12987

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Espanhol língua estrangeira, Ansiedade idiomática, Contato linguístico, Contexto de imersão.

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira depende de fatores externos como o contexto social ou sociocultural e, também, da influência dos fatores internos, como a motivação, os estilos cognitivos ou a ansiedade. Vários estudos apontam a ansiedade idiomática como o fator afetivo que obstaculiza com maior força o processo de aprendizado de uma língua estrangeira (Horwitz, Horwitz e Cope, 1986). Por esta razão, a finalidade deste artigo, é expor os resultados de uma investigação realizada com estudantes universitários americanos de língua espanhola em um contexto de imersão da cidade de Valencia- Espanha, para comparar se o contato linguístico frequente utilizando a língua meta exerce alguma influência na ansiedade idiomática, comparando os seus níveis de ansiedade ao princípio e ao final da estancia.

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Biografia do Autor

Dayane Mónica Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE

Profesora adjunta en el Departamento de Letras Español.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

CORDEIRO, D. M. A ansiedade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e a sua relação com o contato linguistico em contextos de imersão. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. esp.1, p. 312–327, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12987. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12987. Acesso em: 15 out. 2024.