A ansiedade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e a sua relação com o contato linguistico em contextos de imersão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12987

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Espanhol língua estrangeira, Ansiedade idiomática, Contato linguístico, Contexto de imersão.

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira depende de fatores externos como o contexto social ou sociocultural e, também, da influência dos fatores internos, como a motivação, os estilos cognitivos ou a ansiedade. Vários estudos apontam a ansiedade idiomática como o fator afetivo que obstaculiza com maior força o processo de aprendizado de uma língua estrangeira (Horwitz, Horwitz e Cope, 1986). Por esta razão, a finalidade deste artigo, é expor os resultados de uma investigação realizada com estudantes universitários americanos de língua espanhola em um contexto de imersão da cidade de Valencia- Espanha, para comparar se o contato linguístico frequente utilizando a língua meta exerce alguma influência na ansiedade idiomática, comparando os seus níveis de ansiedade ao princípio e ao final da estancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Mónica Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE

Profesora adjunta en el Departamento de Letras Español.

Referências

ARNOLD, J. Attention to Affect in Language Learning. Anglistik. International Journal of English Studies, v. 22, n. 1, p. 11-22, 2011.

ARNOLD, J.; FONSECA MORA, M. C. Multiple intelligence theory and foreign language learning: A brain-based perspective. International Journal of English Studies, v. 4, p. 119-136, 2004.

DEWAELE, J. M. Investigating the Psychological and the Emotional Dimensions in Instructed Language Learning: Obstacles and Possibilities. The Modern Language Journal 89, p. 367-380, 2005.

DEWAELE, J. M.; MACINTYRE, P. D. The two faces of Janus? Anxiety and enjoyment in the foreign language classroom. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 4, p. 237-274, 2014.

EYSENCK, M. W. Anxiety, learning and memory: A reconceptualization. Journal of Research in Personality,v. 13. p. 363-385, 1979.

FRENZEL, A. C.; PEKRUN, R.; GOETZ, T. Girls and mathematics-A “hopeless” issue? A control-value approach to gender differences in emotions towards mathematics”. European Journal of Psychology of Education, 22, p. 497-514, 2007.

GREGERSEN, T.; MACINTYRE, P. D.; MEZA, M. D. The Motion of Emotion: Idiodynamic Case Studies of Learners’ Foreign Language Anxiety. The Modern Language Journal 98, p. 574-588, 2014.

GREGERSEN, T.; MACINTYRE, P. D.; OLSEN, T. Do you see What I Feel? An Idiodynamic Assessment of Expert and Peer’s Reading of Nonverbal Language Anxiety Cues. En New Insights into Language Anxiety: Theory, Research and Educational Implications, edited by C. Gkonou, M. Daubney, and J.-M. Dewaele. Bristol: Multilingual Matters, p. 110-134, 2017.

HORWITZ, E. K.; HORWITZ, M. B.; COPE, J. Foreign language classroom anxiety. The Modern Language Journal 70.2, p. 125–132, 1986.

MACINTYRE, P. D. Language anxiety: A review of the research for language teachers. En Young, D. J. (Ed.). Affect in foreign language and second language teaching: A practical guide to creating a low-anxiety classroom atmosphere. Boston, MA: McGraw-Hill, p. 24-45, 1999.

MACINTYRE, P. D.; GARDNER, R. C. The subtle effects of language anxiety on cognitive processing in the second language. Language Learning, 44, p. 283-305, 1994b.

ORTEGA, L. El desarrollo de la competencia gramatical oral en una segunda lengua a través de la actuación lingüística: aproximaciones interaccionistas y cognitivas. En Muñoz, C. (ed.), Segundas lenguas: adquisición en el aula. Barcelona, Ed. Ariel, S.A., p. 197-229, 2000.

OXFORD, R. L. La ansiedad y el alumno de idiomas: nuevas ideas. En Arnold, J (ed) La dimensión afectiva en el aprendizaje de idiomas. Ed.1. Cambridge, University Press, p. 77-86, 2000.

OXFORD, R. L.; EHRMAN, M.; LAVINE, R. Style wars: teacher-student style conflicts in the language classroom. En Magnan, S. S. (Ed.). Challenges in the 1990s for college foreign language programs. Boston, Heinle & Heinle, p. 1-25, 1991.

RUBIO ALCALÁ, F. D. La ansiedad en el aprendizaje de idiomas. Huelva, Publicaciones Universidad de Huelva, 2004.

YOUNG, D. J. An investigation of student’s perspectives on anxiety and speaking. Foreign Language Annals, 23, p. 539-553, 1990.

Publicado

01/10/2019

Como Citar

CORDEIRO, D. M. A ansiedade no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e a sua relação com o contato linguistico em contextos de imersão. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. esp.1, p. 312–327, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12987. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12987. Acesso em: 29 mar. 2024.