Revisitando o modelo de aprendizagem de línguas dramático-problematizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14547

Palavras-chave:

Drama-processo, Metodologia de ensino, Análise

Resumo

Neste artigo, faz-se uma análise do Modelo de Aprendizagem de Línguas Dramático-Problematizador (MDP) a partir de uma intervenção pedagógica em uma turma de crianças cursando o 4º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal do oeste do Pará. Na intervenção, uma empreitada interdisciplinar, visando ensinar conteúdos de inglês, matemática, artes e ciências e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade dos alunos, adotou-se o Drama-Processo como estratégia de ensino. Embora a intervenção tenha incluído duas sequências de dramas-processos para a exploração de dois temas inerentes à realidade circunstante dos participantes em dois ciclos do MDP, a análise tomou como base apenas as atividades realizadas no primeiro ciclo do modelo. Os resultados levaram à proposta de um novo organograma, possivelmente, mais representativo do dinamismo e da complexidade do modelo, que, acredita-se, capitaliza adequadamente a base teórica em que se sustenta.

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Biografia do Autor

Nilton Hitotuzi, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém – PA

Professor Associado do Programa de Letras no Instituto de Ciências da Educação. Doutorado em Letras e Linguística (UFBA).

Domiciane de Sousa Araújo, Universidad de los Pueblos (UPE), Málaga

Mestrado em Ciências da Educação.

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

HITOTUZI, N.; ARAÚJO, D. de S. Revisitando o modelo de aprendizagem de línguas dramático-problematizador. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021005, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.14547. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14547. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos