O O ensino de francês no núcleo de línguas da Universidade Federal do Espírito Santo durante pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15020

Palavras-chave:

Educação, Ensino de FLE, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

Relata-se a experiência de ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo (NL-UFES) no primeiro semestre letivo de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo é registrar uma realidade determinada e, a partir desse contexto, discutir questões atinentes ao ensino-aprendizagem de francês. O estudo baseou-se em documentos como atas de reuniões, portarias institucionais, pesquisas realizadas pelo NL-UFES junto ao alunado e em levantamentos de dados sobre matrículas efetuadas e evasão. As reflexões têm aportes teóricos de Magnoni e Silva (2014), Galli (2012), Kaspary (2012), Bianchini (2003) e Nitzke (1999). As conclusões apontam para as dificuldades de permanência dos alunos nos cursos face ao novo contexto, para as adaptações metodológicas necessárias na passagem do presencial ao virtual e para as formas de avaliação não tradicionais que a nova realidade faz emergir. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Alves da Paixão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

Professora Adjunta de Língua e Literatura Francesa no Departamento de Línguas e Letras. Doutorado em Letras (USP).

Igor Castilho Porsette, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

Professor Adjunto de Língua e Literatura Italiana no Departamento de Línguas e Letras. Doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ).

Referências

BIANCHINI, D. SALVI – sala de aula virtual: contribuição para a comunicação síncrona em educação mediada por computador. 2003. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253203/1/Bianchini_David_D.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

GALLI, J. A.; AUBIN, S. P. B. O uso do livro didático digital em francês na Ufpe. In: 4º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Recife. Anais [...]. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2012. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/JoiceGalli&SimoneAubin-Ousodolivro.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Secretaria da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo. 6 mar. 2020a. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/secretaria-da-saude-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus-no-espirito-santo. Acesso em: 23 de jun. de 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 4597-r, de 16 de março de 2020. que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) na área da educação, e dá outras providências. Votória, ES, 17 mar. 2020b. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/Media/Coronavirus/Legislacao/DECRETO%20N%C2%BA%204597-R,%20DE%2016%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202020.pdf. Acesso em: 23 de jun. de 2020.

KASPARY, C. V. Percursos de Leitura em FLE à distância. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56025. Acesso em: 09 jul. 2020.

MAGNONI, A. F.; SILVA, S. R. O desafio da interação no ensino de língua estrangeira em cursos on-line e presenciais nas escolas públicas paulistas. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez. 2014. Disponível em:http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/671/406. Acesso em: 09 jul. 2020.

NITZKE, J. A. et al. Criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. X SBIE, Curitiba, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html#:~:text=A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20ambientes%20de,Piaget%20e%20Vygotski%2C%20entre%20outras. Acesso em: 09 jul. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Núcleo de Línguas suspende atividades acadêmicas e administrativas a partir desta terça-feira, 17. 19 mar. 2020a. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nucleo-de-linguas-suspende-atividades-academicas-e-administrativas-partir-desta-terca-feira. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Ufes prorroga até 6 de abril prazo para reorganização das atividades presenciais. 26 mar. 2020b. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/ufes-prorroga-ate-6-de-abril-prazo-para-reorganizacao-das-atividades-presenciais. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de abril. 06 abr. 2020c. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-abril. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Nova prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de maio. 30 abr. 2020d. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nova-prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-maio. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Retomada das aulas do semestre letivo 2020/1. 22 maio 2020e. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/retomada-das-aulas-do-semestre-letivo-20201. Acesso em: 23 jun. 2020.

PREFEITURA DE VITÓRIA. Decreto n. 18047, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências. Vitória, ES, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391351. Acesso em: 23 jun. 2020.

SILVA, A. K. T.; MEDEIROS, C. E.; SANTOS, L. A. Novas tecnologias aplicadas em salas de aula: interatividade no ensino de línguas. In: Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 229-243. Disponível em: http://www.uepb.edu.br/download/ebooks/Reflexo%25CC%2583es-sobre-o-ensino-aprendizagem-de-li%25CC%2581nguas-estrangeiras.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.

UFES. Resolução 04/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes a partir de 17/3/2020, como medida de prevenção ao COVID-19. Vitória, ES, 2020b. Disponível em: http://www.daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_no_04.2020_-_suspensao_das_atividades_0.pdf#overlay-context=resolucoes-de-2020-cun. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Resolução 07/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19. Vitória, ES, 2020c. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/resolucao_no_07.2020_-_cun_1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. DECISÃO – AD REFERENDUM. Gabinete da Reitoria, 30 abr. 2020d. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/ad_referendum.pdf. Acesso em 23 jun. 2020.

UFES. Suspensão das atividades presenciais vai até 30 de junho. Ufes declara luto pelas vítimas da COVID. 28 maio 2020e. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/suspensao-das-atividades-presenciais-vai-ate-30-de-junho-ufes-declara-luto-pelas-vitimas-da. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ufes cria grupo para planejar retorno das aulas. Atividades presenciais continuam suspensas. 27 abril 2020f. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-cria-grupo-para-planejar-retorno-das-aulas-atividades-presenciais-continuam-suspensas. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Pesquisa com estudantes busca identificar condições de acesso a tecnologias de informação. 05 maio 2020g. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/pesquisa-com-estudantes-busca-identificar-condicoes-de-acesso-tecnologias-de-informacao. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Proposta de Plano de Contingência será encaminhada aos Centros de Ensino. 22 maio 2020h. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/proposta-de-plano-de-contingencia-sera-encaminhada-aos-centros-de-ensino. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ufes apresenta versão preliminar de planos para enfrentar a pandemia. 26 maio 2020i. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-apresenta-versao-preliminar-de-planos-para-enfrentar-pandemia. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ofertar capacitação para o trabalho remoto será uma das prioridades da nova gestão da Progep. 03 jun. 2020j. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ofertar-capacitacao-para-o-trabalho-remoto-sera-uma-das-prioridades-da-nova-gestao-da. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Educação a Distância da Ufes disponibiliza vídeos sobre preparação de aulas on-line. 08 jun. 2020k. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/educacao-distancia-da-ufes-disponibiliza-videos-sobre-preparacao-de-aulas-line. Acesso em: 23 jun. 2020.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

PAIXÃO, G. A. da; PORSETTE, I. C. O O ensino de francês no núcleo de línguas da Universidade Federal do Espírito Santo durante pandemia de COVID-19. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15020. Acesso em: 21 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos