Teaching french at language center of Federal University of Espírito Santo during the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15020

Keywords:

Education, FFL teaching, Remote teaching, Covid-19

Abstract

We report the experience of teaching French as a Foreign Language in the Language Center of the Federal University of Espírito Santo (NL-UFES) in the first academic semester of 2020, in the context of the pandemic by Covid-19. The focus of this study is to register a specific reality and, from this context, discuss topics related to learning French. The research was based on documents such as minutes of meetings, institutional ordinances, investigations carried out by the NL-UFES with students and data on enrollments and evasion. For our reflection about this subject, in this paper, we used theoretical contributions from de Magnoni and Silva (2014), Galli (2012), Kaspary (2012), Bianchini (2003) and Nitzke (1999). The conclusions point to the difficulties of the students remaining in the courses in the face of the new context, to the methodological adaptations necessary in the transition from classroom to virtual and to the non-traditional forms of assessment that the new reality makes emerge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Grace Alves da Paixão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

aa

Igor Castilho Porsette, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

Professor Adjunto de Língua e Literatura Italiana no Departamento de Línguas e Letras. Doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ).

References

BIANCHINI, D. SALVI – sala de aula virtual: contribuição para a comunicação síncrona em educação mediada por computador. 2003. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253203/1/Bianchini_David_D.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

GALLI, J. A.; AUBIN, S. P. B. O uso do livro didático digital em francês na Ufpe. In: 4º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Recife. Anais [...]. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2012. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/JoiceGalli&SimoneAubin-Ousodolivro.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Secretaria da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo. 6 mar. 2020a. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/secretaria-da-saude-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus-no-espirito-santo. Acesso em: 23 de jun. de 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 4597-r, de 16 de março de 2020. que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) na área da educação, e dá outras providências. Votória, ES, 17 mar. 2020b. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/Media/Coronavirus/Legislacao/DECRETO%20N%C2%BA%204597-R,%20DE%2016%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202020.pdf. Acesso em: 23 de jun. de 2020.

KASPARY, C. V. Percursos de Leitura em FLE à distância. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56025. Acesso em: 09 jul. 2020.

MAGNONI, A. F.; SILVA, S. R. O desafio da interação no ensino de língua estrangeira em cursos on-line e presenciais nas escolas públicas paulistas. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez. 2014. Disponível em:http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/671/406. Acesso em: 09 jul. 2020.

NITZKE, J. A. et al. Criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. X SBIE, Curitiba, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html#:~:text=A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20ambientes%20de,Piaget%20e%20Vygotski%2C%20entre%20outras. Acesso em: 09 jul. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Núcleo de Línguas suspende atividades acadêmicas e administrativas a partir desta terça-feira, 17. 19 mar. 2020a. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nucleo-de-linguas-suspende-atividades-academicas-e-administrativas-partir-desta-terca-feira. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Ufes prorroga até 6 de abril prazo para reorganização das atividades presenciais. 26 mar. 2020b. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/ufes-prorroga-ate-6-de-abril-prazo-para-reorganizacao-das-atividades-presenciais. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de abril. 06 abr. 2020c. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-abril. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Nova prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de maio. 30 abr. 2020d. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nova-prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-maio. Acesso em: 23 jun. 2020.

NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Retomada das aulas do semestre letivo 2020/1. 22 maio 2020e. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/retomada-das-aulas-do-semestre-letivo-20201. Acesso em: 23 jun. 2020.

PREFEITURA DE VITÓRIA. Decreto n. 18047, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências. Vitória, ES, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391351. Acesso em: 23 jun. 2020.

SILVA, A. K. T.; MEDEIROS, C. E.; SANTOS, L. A. Novas tecnologias aplicadas em salas de aula: interatividade no ensino de línguas. In: Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 229-243. Disponível em: http://www.uepb.edu.br/download/ebooks/Reflexo%25CC%2583es-sobre-o-ensino-aprendizagem-de-li%25CC%2581nguas-estrangeiras.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.

UFES. Resolução 04/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes a partir de 17/3/2020, como medida de prevenção ao COVID-19. Vitória, ES, 2020b. Disponível em: http://www.daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_no_04.2020_-_suspensao_das_atividades_0.pdf#overlay-context=resolucoes-de-2020-cun. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Resolução 07/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19. Vitória, ES, 2020c. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/resolucao_no_07.2020_-_cun_1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. DECISÃO – AD REFERENDUM. Gabinete da Reitoria, 30 abr. 2020d. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/ad_referendum.pdf. Acesso em 23 jun. 2020.

UFES. Suspensão das atividades presenciais vai até 30 de junho. Ufes declara luto pelas vítimas da COVID. 28 maio 2020e. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/suspensao-das-atividades-presenciais-vai-ate-30-de-junho-ufes-declara-luto-pelas-vitimas-da. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ufes cria grupo para planejar retorno das aulas. Atividades presenciais continuam suspensas. 27 abril 2020f. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-cria-grupo-para-planejar-retorno-das-aulas-atividades-presenciais-continuam-suspensas. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Pesquisa com estudantes busca identificar condições de acesso a tecnologias de informação. 05 maio 2020g. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/pesquisa-com-estudantes-busca-identificar-condicoes-de-acesso-tecnologias-de-informacao. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Proposta de Plano de Contingência será encaminhada aos Centros de Ensino. 22 maio 2020h. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/proposta-de-plano-de-contingencia-sera-encaminhada-aos-centros-de-ensino. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ufes apresenta versão preliminar de planos para enfrentar a pandemia. 26 maio 2020i. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-apresenta-versao-preliminar-de-planos-para-enfrentar-pandemia. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Ofertar capacitação para o trabalho remoto será uma das prioridades da nova gestão da Progep. 03 jun. 2020j. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ofertar-capacitacao-para-o-trabalho-remoto-sera-uma-das-prioridades-da-nova-gestao-da. Acesso em: 23 jun. 2020.

UFES. Educação a Distância da Ufes disponibiliza vídeos sobre preparação de aulas on-line. 08 jun. 2020k. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/educacao-distancia-da-ufes-disponibiliza-videos-sobre-preparacao-de-aulas-line. Acesso em: 23 jun. 2020.

Published

01/06/2021

How to Cite

PAIXÃO, G. A. da; PORSETTE, I. C. Teaching french at language center of Federal University of Espírito Santo during the COVID-19 pandemic. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15020. Acesso em: 21 nov. 2024.