Teaching french at language center of Federal University of Espírito Santo during the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15020Keywords:
Education, FFL teaching, Remote teaching, Covid-19Abstract
We report the experience of teaching French as a Foreign Language in the Language Center of the Federal University of Espírito Santo (NL-UFES) in the first academic semester of 2020, in the context of the pandemic by Covid-19. The focus of this study is to register a specific reality and, from this context, discuss topics related to learning French. The research was based on documents such as minutes of meetings, institutional ordinances, investigations carried out by the NL-UFES with students and data on enrollments and evasion. For our reflection about this subject, in this paper, we used theoretical contributions from de Magnoni and Silva (2014), Galli (2012), Kaspary (2012), Bianchini (2003) and Nitzke (1999). The conclusions point to the difficulties of the students remaining in the courses in the face of the new context, to the methodological adaptations necessary in the transition from classroom to virtual and to the non-traditional forms of assessment that the new reality makes emerge.
Downloads
References
BIANCHINI, D. SALVI – sala de aula virtual: contribuição para a comunicação síncrona em educação mediada por computador. 2003. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253203/1/Bianchini_David_D.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
GALLI, J. A.; AUBIN, S. P. B. O uso do livro didático digital em francês na Ufpe. In: 4º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Recife. Anais [...]. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2012. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/JoiceGalli&SimoneAubin-Ousodolivro.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Secretaria da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo. 6 mar. 2020a. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/secretaria-da-saude-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus-no-espirito-santo. Acesso em: 23 de jun. de 2020.
GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 4597-r, de 16 de março de 2020. que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) na área da educação, e dá outras providências. Votória, ES, 17 mar. 2020b. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/Media/Coronavirus/Legislacao/DECRETO%20N%C2%BA%204597-R,%20DE%2016%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202020.pdf. Acesso em: 23 de jun. de 2020.
KASPARY, C. V. Percursos de Leitura em FLE à distância. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56025. Acesso em: 09 jul. 2020.
MAGNONI, A. F.; SILVA, S. R. O desafio da interação no ensino de língua estrangeira em cursos on-line e presenciais nas escolas públicas paulistas. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez. 2014. Disponível em:http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/671/406. Acesso em: 09 jul. 2020.
NITZKE, J. A. et al. Criação de ambientes de aprendizagem colaborativa. X SBIE, Curitiba, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html#:~:text=A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20ambientes%20de,Piaget%20e%20Vygotski%2C%20entre%20outras. Acesso em: 09 jul. 2020.
NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Núcleo de Línguas suspende atividades acadêmicas e administrativas a partir desta terça-feira, 17. 19 mar. 2020a. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nucleo-de-linguas-suspende-atividades-academicas-e-administrativas-partir-desta-terca-feira. Acesso em: 23 jun. 2020.
NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Ufes prorroga até 6 de abril prazo para reorganização das atividades presenciais. 26 mar. 2020b. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/ufes-prorroga-ate-6-de-abril-prazo-para-reorganizacao-das-atividades-presenciais. Acesso em: 23 jun. 2020.
NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de abril. 06 abr. 2020c. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-abril. Acesso em: 23 jun. 2020.
NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Nova prorrogação da suspensão das atividades presenciais até 30 de maio. 30 abr. 2020d. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/nova-prorrogacao-da-suspensao-das-atividades-presenciais-ate-30-de-maio. Acesso em: 23 jun. 2020.
NÚCLEO DE LÍNGUAS - UFES. Retomada das aulas do semestre letivo 2020/1. 22 maio 2020e. Disponível em: http://www.nucleodelinguas.ufes.br/conteudo/retomada-das-aulas-do-semestre-letivo-20201. Acesso em: 23 jun. 2020.
PREFEITURA DE VITÓRIA. Decreto n. 18047, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências. Vitória, ES, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391351. Acesso em: 23 jun. 2020.
SILVA, A. K. T.; MEDEIROS, C. E.; SANTOS, L. A. Novas tecnologias aplicadas em salas de aula: interatividade no ensino de línguas. In: Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 229-243. Disponível em: http://www.uepb.edu.br/download/ebooks/Reflexo%25CC%2583es-sobre-o-ensino-aprendizagem-de-li%25CC%2581nguas-estrangeiras.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.
UFES. Resolução 04/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes a partir de 17/3/2020, como medida de prevenção ao COVID-19. Vitória, ES, 2020b. Disponível em: http://www.daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_no_04.2020_-_suspensao_das_atividades_0.pdf#overlay-context=resolucoes-de-2020-cun. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Resolução 07/2020 CUN/UFES. Regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19. Vitória, ES, 2020c. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/resolucao_no_07.2020_-_cun_1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. DECISÃO – AD REFERENDUM. Gabinete da Reitoria, 30 abr. 2020d. Disponível em: http://ufes.br/sites/default/files/anexo/ad_referendum.pdf. Acesso em 23 jun. 2020.
UFES. Suspensão das atividades presenciais vai até 30 de junho. Ufes declara luto pelas vítimas da COVID. 28 maio 2020e. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/suspensao-das-atividades-presenciais-vai-ate-30-de-junho-ufes-declara-luto-pelas-vitimas-da. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Ufes cria grupo para planejar retorno das aulas. Atividades presenciais continuam suspensas. 27 abril 2020f. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-cria-grupo-para-planejar-retorno-das-aulas-atividades-presenciais-continuam-suspensas. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Pesquisa com estudantes busca identificar condições de acesso a tecnologias de informação. 05 maio 2020g. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/pesquisa-com-estudantes-busca-identificar-condicoes-de-acesso-tecnologias-de-informacao. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Proposta de Plano de Contingência será encaminhada aos Centros de Ensino. 22 maio 2020h. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/proposta-de-plano-de-contingencia-sera-encaminhada-aos-centros-de-ensino. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Ufes apresenta versão preliminar de planos para enfrentar a pandemia. 26 maio 2020i. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ufes-apresenta-versao-preliminar-de-planos-para-enfrentar-pandemia. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Ofertar capacitação para o trabalho remoto será uma das prioridades da nova gestão da Progep. 03 jun. 2020j. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/ofertar-capacitacao-para-o-trabalho-remoto-sera-uma-das-prioridades-da-nova-gestao-da. Acesso em: 23 jun. 2020.
UFES. Educação a Distância da Ufes disponibiliza vídeos sobre preparação de aulas on-line. 08 jun. 2020k. Disponível em: http://ufes.br/conteudo/educacao-distancia-da-ufes-disponibiliza-videos-sobre-preparacao-de-aulas-line. Acesso em: 23 jun. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.