Formando uma competência profissionalmente orientada em chinês em estudantes de profissões não linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15136

Palavras-chave:

Educação baseada na competência, Competência orientada para a profissão, Não-linguagem principal, Segunda língua estrangeira, Consciência linguística

Resumo

O artigo sugere umas orientações de ensino para formar uma competência profissional em Chinês em estudantes de profissões, não relacionadas a idiomas, usando o analise e as recomendações, as técnicas metodológicas disponíveis para ensinar Chinês, tais como uma abordagem baseada em competências e os tipos das atividades de discurso durante as aulas presenciais práticas, um inquérito por questionário entre estudantes de profissões não linguísticas para que as expectações individuais e as necessidades relacionadas a línguas estrangeiras sejam identificadas. Consequentemente, foram desenvolvidas as recomendações metódicas para aumentar a eficácia de formação em Chinês em estudantes de profissões, não relacionadas a idiomas. O mínimo terminológico por profissões é introduzido intensamente, são empregados os métodos de ensino, baseados em línguas nativas. Os métodos pedagógicos elaborados habilitam os estudantes de profissões não linguísticas a formar uma competência profissional em Chinês do nível А2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABLAIKHAN. Joğarı oqw orındarınıñ tildik emes mamandıqtarına arnalğan “Şetel tili” päni boyınşa tïptik oqw bağdarlaması [Standard academic program for the Foreign Language discipline for non-language majors in higher education]. Almaty: Kazakh Ablai Khan University of International Relations and World Languages, 2016.

BAYRAMOVA, S. I. Psychological substantiation of the methodology for formation of the phonetic competence of Russian students studying Chinese. In: INTERCULTURAL COMMUNICATION IN THE SPACE OF ASIAN-PACIFIC REGION, 2010, Irkutsk. Proceedings [...]. Irkutsk, Jun. 2010. pp. 67-77.

CÁCERES-LORENZO, M. Teenagers learning Chinese as a foreign language in a European Confucius Institute: the relationship between language learner strategies and successful learning factors. Language Awareness, v. 24, n. 3, p. 255-272, 2015. DOI: 10.1080/09658416.2015.1075544

CONFUCIUS INSTITUTE. Aktualnyie voprosy metodiki prepodavaniya kitayskogo yazyka [Actual Issues of Methodology of Teaching Chinese]. Vladivostok: Far Eastern Federal University, 2010.

DEMINA, N. A. Metodika prepodavaniya prakticheskogo kitayskogo yazyka [Methods of Teaching Practical Chinese]. 2. ed. Moscow: Vostochnaya Literatura, 2006.

ELDER, C.; MANWARING, D. The relationship between metalinguistic knowledge and learning outcomes among undergraduate students of chinese. Language Awareness, v. 13, n. 3, p. 145-162, 2004. DOI: 10.1080/09658410408667092

FEDOROVA, S. Y.; KVASHINA, Y. A. Features and methods of teaching chinese as a second foreign language in limited time conditions. In: FOREIGN LANGUAGE IN THE SYSTEM OF SECONDARY AND HIGHER EDUCATION, 3., 2013, Prague. Proceedings [...]. Prague, Oct. 2013. p. 145–148.

FU, T.; NASSAJI, H. Corrective feedback, learner uptake, and feedback perception in a Chinese as a foreign language classroom. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 6, n. 1, p. 159-181, 2016. DOI: 10.14746/ssllt.2016.6.1.8.

GOLOVIN, B. N.; KOBRIN, R. Y. Lingvisticheskiye osnovy ucheniya o terminakh [Linguistic Basis of the Doctrine of Terms]. Moscow: Vysshaya Shkola, 1987.

ILNITSKAYA, K. A. Problems of teaching phonetics of the chinese language to russian students. In: SCIENTIFIC METHODOLOGICAL READINGS OF PYATIGORSK STATE LINGUISTIC UNIVERSITY, 2015, Pyatigorsk. Proceedings [...]. Pyatigorsk, Jan. 2015. p. 89-93.

KHAFIZOVA, L. I.; SUVAN-OOL, Y. S. Features of formation of terms and terminological combinations of oil-producing equipment by example of the Chinese language. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE FOR STUDENTS AND YOUNG SCIENTISTS, 14., 2014, Tomsk. Proceedings [...]. Tomsk, May 2014. v. 2, p. 369-375.

KUNANBAYEVA, S. S. Kompetentnostnoye modelirovaniye professionalnogo inoyazychnogo obrazovaniya [Competency modelling of professional foreign language education]. Almaty: Kazakh Ablai Khan University, 2014.

KUNANBAYEVA, S.; ZHYLTYROVA, Z. The development of professional foreign language competence for ESP students: Case of Kazakh National Agrarian University students. International Journal of Environmental and Science Education, v. 11, n. 14, p. 7262-7270, 2016.

LEBED, S. Mission possible: A method for memorizing characters. Magazeta, 2015. Available: http://magazeta.com/2015/03/hanzi-memorize. Access: 30 May 2020.

LELYUKH, Y. V. Effective methods of memorizing Chinese characters. Mezhdunarodnyy zhurnal prikladnykh i fundamentalnykh issledovanii, v. 5, n. 4, p. 586-588, 2015.

LIAOSHI SCHOOL. How to learn chinese characters. Available: https://my.laoshi.ru/handbooks/34-kak-uchit-kitayskie-ieroglify. Access: 30 May 2020.

MUHAMETSHINA, O. V. To a question of formation of communicative-reflexive competence of future managers. Naukovedeniye, v. 3, 2014.

OTCHIROV, O. R. The formation of the chinese terminology: tradition and modernity. Vestnik RUDN. Series Linguistics, v. 4, p. 116-125, 2013.

PERCHATKINA, V. G. Formation of professional competence of students in the process of professionally-oriented learning of a foreign language in a technical university. Vestnik Kazanskogo tekhnologicheskogo universiteta, v. 4, p. 376-381, 2013.

POLYAKOVA, T. Y. Terminology as the basis for formation of professional foreign language communicative competence of an engineer. Vestnik FGOU VPO MGAU, v. 4, n. 2, p. 15-18, 2012.

QALÏBEKULI, T. Qazirgi qıtay tiliniñ grammatïkası (sïntaksïs) [Grammar (syntax) of the modern Chinese language]. Almaty: Publishing House of Kazakh Ablai Khan University of International Relations and World Languages, 2004.

REFORMATORSKIY, A. A. Vvedeniye v yazykovedeniye [Introduction to Linguistics]. Moscow: Prosveshcheniye, 1967.

SUPERANSKAYA, A. V.; PODOLSKAYA, N. V.; VASILYEVA, N. V. Obshchaya terminologiya: terminologicheskaya deyatelnost [General terminology: Terminological activity]. Moscow: Yeditorial URSS, 2005.

WONG, Y. K. The role of radical awareness in Chinese-as-a-secondlanguage learners Chinese character reading development. Language Awareness, v. 26, n. 3, p. 211-225, 2017. DOI: 10.1080/09658416.2017.1400039

XU, X. Y. Problems of teaching the phonetics of the Chinese language to Russian students. Molodoy Uchenyy, v. 2, n. 12, p. 141-144, 2011.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

SEITOVA, G.; KUNAKOVA, K.; JELDYBAYEVA, R.; TURSYNALI, Z. Formando uma competência profissionalmente orientada em chinês em estudantes de profissões não linguísticas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021010, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15136. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15136. Acesso em: 18 jul. 2024.