Influência da fotografia na percepção dos estudantes sobre o texto eletrônico das ciências populares
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15151Palavras-chave:
Componente verbal, Componente não verbal, Texto científico popular, Fotografia, Espaço na InternetResumo
O presente artigo analisa a relevância da combinação dos componentes verbal e não verbal do texto de ciência popular e o papel das tecnologias de computação e da rede global de informação Internet na criação de textos desse tipo. O autor realiza um estudo para avaliar o impacto das tecnologias da Internet no processo de criação de texto eletrônico de ciência popular na tentativa de determinar as tecnologias mais promissoras utilizadas nesse processo. O autor conclui que as tecnologias mais avançadas devem ser usadas na criação de um texto de ciência popular. Observa-se que a era da Internet abre novas oportunidades para a criação de textos de ciência popular, no entanto, a forma mais eficaz de criar textos de ciência popular combina meios verbais e não verbais (principalmente fotografias) e modernas tecnologias de computador. Um aspecto importante do texto de ciência popular é uma tendência à redução do volume, que é alcançada por meio de fotografias que frequentemente substituem longas descrições e explicações. Considerando a natureza polissemântica da fotografia e a função estabilizadora de um texto em relação a uma imagem, é proposta uma abordagem para a consideração dos componentes verbais e visuais no quadro do texto de ciência popular.
Downloads
Referências
WISSENSCHAFT. Bild der Wissenschaft. Available: https://www.wissenschaft.de/. Access: 10 jul. 2020.
BREDIKHIN, S. N.; SEREBRIAKOVA, S. V.; LIKHOVID, A. A. Sposoby kompressii kognitivnoi informatsii v nauchno-populiarnom tekste [Ways of cognitive information compression in popular scientific text]. Current issues in philology and pedagogical linguistics, v. 3, n. 71, p. 139-145, 2019.
DAVLETSHINA, S. R. “Novye media” i tendentsii razvitiia multimediinykh zhanrov [“New media” and trends in the development of multimedia genres]. Lingvistika I mezhkulturnaia kommunikatsiia, v. 2, n. 25, p. 86-91, 2017.
FOCUS. Available: https://www.focus.de/. Access: 10 jul. 2020.
GEO. Available in: https://www.geo.de/. Access: 10 jul. 2020.
GURTOVAIA, Y. A. Dialektika verbalnogo i vizualnogo v sovremennoi fotozhurnalistike [Dialectics of verbal and visual in modern photojournalism]. Proceedings of BSTU, v. 4, n. 2, p. 134-138, 2019.
KAPUSTINA, D. M. Problema adaptatsii cheloveka v informatsionnom prostranstve [The problem of human adaptation in the information space]. Filosofskoe obrazovanie, v. 1, n. 35, p. 117-121, 2017.
KHORINA, E. O. Dizain nauchno-populiarnykh izdanii v vospriiatii auditorii (na primere zhurnalov “Vokrug sveta” i “National Geographic”) [Design of popular scientific magazines in readers perception: a study of magazines “Vokrug sveta” and “National geographic”]. Ogarev-online, v. 12, p. 1-8, 2016. Available in: http://journal.mrsu.ru/arts/dizajn-nauchno-populyarnyx-izdanij-v-vospriyatii-auditorii-na-primere-zhurnalov-vokrug-sveta-i-national-geographic. Access: 10 jul. 2020.
KHUTYREVA, A. K. Sposoby manipuliatsii v fotozhurnalistike: prichiny poiavleniia i eticheskii vopros [Manipulation methods in photojournalism: the reasons for their emergence and the ethical question]. Mediasreda, v. 15, p. 67-71, 2019.
KIRILIN, K. A.; SKRIPCHENKO, M. M. Formy i metody populiarizatsii nauki v rossiiskikh SMI [Forms and methods of popularization of science in russian media]. Mir nauki, kultury, obrazovaniia, v. 4, n. 71, p. 439-441, 2018.
KOROTAEVA, I. E. Interactive Computer Technologies in the Educational Process. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, v. 9, n. 2, p. 942-950, 2020.
KOTRIKADZE, E. V. O priemushchestvakh ispolzovaniia multimediinykh tekhnologii pri obuchenii inostrannomu iazyku studentov neiazykovykh VUZov [On the advantages of using multimedia technologies in teaching a foreign language to students of non-linguistic universities]. Mir nauki, v. 5, n. 5, p. 17-24, 2017.
KOVALEVA, L. A. Rol zhanra “fotoreportazh” v novoi mediakommunikatsionnoi srede [The role of the “photo report” genre in the new media communication environment]. Sign: problematic field of media education, v. 3, n. 29, p. 68-72, 2018.
KUDRIAVTSEVA, V. K. Transformatsiia polikodovogo teksta na obloshkakh zhurnala “Tekhnika – molodezhi”: istoriko-stilistisheskii aspect [Transformation of polycode text on the covers of the “Tekhnika – molodezhi” magazine: the historical and stylistic aspects]. Mediasreda, v. 16, p. 26-30, 2019.
KURBAKOVA, S. N.; et al. Information technologies in education: аpplication of stream technologies. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 264-278, 2020.
LENKOVA, T. A. Rol podpisi v kreolizovannom publitsisticheskom tekste [The role of photo captions in a creolized media text]. Vestnik Severnogo (Arkticheskogo) federalnogo universiteta, v. 1, p. 102-107, 2017.
PODANEVA, E. S. Nauchnaia populiarizatsiia v internete: eksperimenty s novymi formatami (opyt sozdaniia video proektov o nauke) [Scientific popularization on the Internet: experiments with new formats (experience of creating video projects about science)]. Zhurnalistskii ezhegodnik, v. 6, p. 54-58, 2017.
SCIENCEBLOGS. Available: https://scienceblogs.de/. Access: 10 jul. 2020.
SIMAKOVA, S. I. Vizualnyi kontent na stranitsakh zhurnala “Vokrug sveta” kak sredstvo transliatsii nauchno-populiarnoi informatsii [Visual content in the “Vokrug sveta” magazine as a means of translating popular science information]. Sign: problematic field of media education, v. 4, n. 21, p. 21-29, 2016.
SKRYLNIKOVA, О. А. et al. The impact of mobile technology (byod) and the use of authentic video materials on students’ learning effectiveness. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 697-709, 2020.
SLININA, L. I. Strukturno-semantcheskie osobennosti nauchno-populiarnogo teksta v sovremennom nemetskom iazyke [Structural semantic features of the popular science text in the modern German language]. Arkhivarius, v. 2, n. 1-5, p. 45-50, 2016.
SPIEGEL. Available: https://www.spiegel.de/. Access: 10 jul. 2020.
SVIRIDOVA, A. V.; TKALICH, S. K. Sintez tekhnologii multiplikatsii i tsifrovogo foto dlia sozdaniia multimediinogo produkta v ramkakh tekhnologii storitellinga [Synthesis technology of animation and digital photo to create a multimedia product as part of storytelling techniques]. Simvol nauki, n. 11-3, p. 222-225, 2016.
ZHELTUKHINA, M. R. et al. Media promotion role of economic vocabulary: specific features and functions in presentation and advertisement. Online Journal of Communication and Media Technologies, v. 9, n. 2, e201907, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.