Influência da fotografia na percepção dos estudantes sobre o texto eletrônico das ciências populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15151

Palavras-chave:

Componente verbal, Componente não verbal, Texto científico popular, Fotografia, Espaço na Internet

Resumo

O presente artigo analisa a relevância da combinação dos componentes verbal e não verbal do texto de ciência popular e o papel das tecnologias de computação e da rede global de informação Internet na criação de textos desse tipo. O autor realiza um estudo para avaliar o impacto das tecnologias da Internet no processo de criação de texto eletrônico de ciência popular na tentativa de determinar as tecnologias mais promissoras utilizadas nesse processo. O autor conclui que as tecnologias mais avançadas devem ser usadas na criação de um texto de ciência popular. Observa-se que a era da Internet abre novas oportunidades para a criação de textos de ciência popular, no entanto, a forma mais eficaz de criar textos de ciência popular combina meios verbais e não verbais (principalmente fotografias) e modernas tecnologias de computador. Um aspecto importante do texto de ciência popular é uma tendência à redução do volume, que é alcançada por meio de fotografias que frequentemente substituem longas descrições e explicações. Considerando a natureza polissemântica da fotografia e a função estabilizadora de um texto em relação a uma imagem, é proposta uma abordagem para a consideração dos componentes verbais e visuais no quadro do texto de ciência popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Igorevna Khristoforova, Moscow Aviation Institute, National Research University (MAI), Moscow

Associate Professor and Candidate of Philological Sciences.

Referências

WISSENSCHAFT. Bild der Wissenschaft. Available: https://www.wissenschaft.de/. Access: 10 jul. 2020.

BREDIKHIN, S. N.; SEREBRIAKOVA, S. V.; LIKHOVID, A. A. Sposoby kompressii kognitivnoi informatsii v nauchno-populiarnom tekste [Ways of cognitive information compression in popular scientific text]. Current issues in philology and pedagogical linguistics, v. 3, n. 71, p. 139-145, 2019.

DAVLETSHINA, S. R. “Novye media” i tendentsii razvitiia multimediinykh zhanrov [“New media” and trends in the development of multimedia genres]. Lingvistika I mezhkulturnaia kommunikatsiia, v. 2, n. 25, p. 86-91, 2017.

FOCUS. Available: https://www.focus.de/. Access: 10 jul. 2020.

GEO. Available in: https://www.geo.de/. Access: 10 jul. 2020.

GURTOVAIA, Y. A. Dialektika verbalnogo i vizualnogo v sovremennoi fotozhurnalistike [Dialectics of verbal and visual in modern photojournalism]. Proceedings of BSTU, v. 4, n. 2, p. 134-138, 2019.

KAPUSTINA, D. M. Problema adaptatsii cheloveka v informatsionnom prostranstve [The problem of human adaptation in the information space]. Filosofskoe obrazovanie, v. 1, n. 35, p. 117-121, 2017.

KHORINA, E. O. Dizain nauchno-populiarnykh izdanii v vospriiatii auditorii (na primere zhurnalov “Vokrug sveta” i “National Geographic”) [Design of popular scientific magazines in readers perception: a study of magazines “Vokrug sveta” and “National geographic”]. Ogarev-online, v. 12, p. 1-8, 2016. Available in: http://journal.mrsu.ru/arts/dizajn-nauchno-populyarnyx-izdanij-v-vospriyatii-auditorii-na-primere-zhurnalov-vokrug-sveta-i-national-geographic. Access: 10 jul. 2020.

KHUTYREVA, A. K. Sposoby manipuliatsii v fotozhurnalistike: prichiny poiavleniia i eticheskii vopros [Manipulation methods in photojournalism: the reasons for their emergence and the ethical question]. Mediasreda, v. 15, p. 67-71, 2019.

KIRILIN, K. A.; SKRIPCHENKO, M. M. Formy i metody populiarizatsii nauki v rossiiskikh SMI [Forms and methods of popularization of science in russian media]. Mir nauki, kultury, obrazovaniia, v. 4, n. 71, p. 439-441, 2018.

KOROTAEVA, I. E. Interactive Computer Technologies in the Educational Process. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, v. 9, n. 2, p. 942-950, 2020.

KOTRIKADZE, E. V. O priemushchestvakh ispolzovaniia multimediinykh tekhnologii pri obuchenii inostrannomu iazyku studentov neiazykovykh VUZov [On the advantages of using multimedia technologies in teaching a foreign language to students of non-linguistic universities]. Mir nauki, v. 5, n. 5, p. 17-24, 2017.

KOVALEVA, L. A. Rol zhanra “fotoreportazh” v novoi mediakommunikatsionnoi srede [The role of the “photo report” genre in the new media communication environment]. Sign: problematic field of media education, v. 3, n. 29, p. 68-72, 2018.

KUDRIAVTSEVA, V. K. Transformatsiia polikodovogo teksta na obloshkakh zhurnala “Tekhnika – molodezhi”: istoriko-stilistisheskii aspect [Transformation of polycode text on the covers of the “Tekhnika – molodezhi” magazine: the historical and stylistic aspects]. Mediasreda, v. 16, p. 26-30, 2019.

KURBAKOVA, S. N.; et al. Information technologies in education: аpplication of stream technologies. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 264-278, 2020.

LENKOVA, T. A. Rol podpisi v kreolizovannom publitsisticheskom tekste [The role of photo captions in a creolized media text]. Vestnik Severnogo (Arkticheskogo) federalnogo universiteta, v. 1, p. 102-107, 2017.

PODANEVA, E. S. Nauchnaia populiarizatsiia v internete: eksperimenty s novymi formatami (opyt sozdaniia video proektov o nauke) [Scientific popularization on the Internet: experiments with new formats (experience of creating video projects about science)]. Zhurnalistskii ezhegodnik, v. 6, p. 54-58, 2017.

SCIENCEBLOGS. Available: https://scienceblogs.de/. Access: 10 jul. 2020.

SIMAKOVA, S. I. Vizualnyi kontent na stranitsakh zhurnala “Vokrug sveta” kak sredstvo transliatsii nauchno-populiarnoi informatsii [Visual content in the “Vokrug sveta” magazine as a means of translating popular science information]. Sign: problematic field of media education, v. 4, n. 21, p. 21-29, 2016.

SKRYLNIKOVA, О. А. et al. The impact of mobile technology (byod) and the use of authentic video materials on students’ learning effectiveness. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 697-709, 2020.

SLININA, L. I. Strukturno-semantcheskie osobennosti nauchno-populiarnogo teksta v sovremennom nemetskom iazyke [Structural semantic features of the popular science text in the modern German language]. Arkhivarius, v. 2, n. 1-5, p. 45-50, 2016.

SPIEGEL. Available: https://www.spiegel.de/. Access: 10 jul. 2020.

SVIRIDOVA, A. V.; TKALICH, S. K. Sintez tekhnologii multiplikatsii i tsifrovogo foto dlia sozdaniia multimediinogo produkta v ramkakh tekhnologii storitellinga [Synthesis technology of animation and digital photo to create a multimedia product as part of storytelling techniques]. Simvol nauki, n. 11-3, p. 222-225, 2016.

ZHELTUKHINA, M. R. et al. Media promotion role of economic vocabulary: specific features and functions in presentation and advertisement. Online Journal of Communication and Media Technologies, v. 9, n. 2, e201907, 2019.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

KHRISTOFOROVA, N. I. Influência da fotografia na percepção dos estudantes sobre o texto eletrônico das ciências populares. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021025, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15151. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15151. Acesso em: 22 nov. 2024.