Ensino da gramática para alunos chineses de PLE: uma proposta para o modo imperativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15384

Palavras-chave:

Português língua estrangeira, ensino de PLE na China, grammaring, ; tarefas de consciousness-raising, tarefas de foco na forma

Resumo

No presente artigo e proposta didática, propomo-nos a refletir sobre o papel da gramática na aula de língua estrangeira (LE), mais especificamente, na aula de Português como Língua Estrangeira (PLE) para alunos chineses com L1 Mandarim. Primeiro, analisaremos a pertinência do conceito de grammaring (LARSEN-FREEMAN, 2003) para a didática de LE. Partindo dessa reflexão, pretendemos analisar as abordagens mais pertinentes para um ensino da gramática na aula de língua que não descuide a comunicação e que permita que os aprendentes construam o seu conhecimento linguístico de maneira dedutiva. Para isso, tentaremos elaborar propostas de tratamento do modo imperativo em Português Europeu (PE), justificando a escolha desse item gramatical e baseando-nos no trabalho de Ellis (2014) sobre tarefas de foco na forma e tarefas de consciousness-raising.

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Biografia do Autor

Inês Silva de Almeida, Instituto Politécnico de Macau (IPM), Macau – China

Doutoranda em Português na Escola Superior de Línguas e Tradução.

Aoran Yang, Beijing International Studies University (BISU), Beijing – China

Teaching Assistant of the School of European Studies /Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Porto - Portugal. Doutorando em Ciências da Linguagem.

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

ALMEIDA, I. S. de; YANG, A. Ensino da gramática para alunos chineses de PLE: uma proposta para o modo imperativo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021140, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15384. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15384. Acesso em: 6 out. 2024.