O impacto dos agregadores de MOOC no desenvolvimento da educação em línguas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15613Palavras-chave:
Cursos online abertos e massivos para aprendizagem de línguas, MOOLC, Plataforma MOOC, Agregador MOOC, Provedor de MOOCResumo
Devido ao grande número de massivos cursos online abertos (MOOC), torna-se cada vez mais difícil para os usuários determinar qual curso melhor atende às suas necessidades. Para melhorar a eficiência da seleção de cursos, é necessário um local onde possam comparar visualmente as ofertas de diferentes fornecedores de MOOC. O artigo tem como objetivo identificar o número e as características dos cursos online abertos massivos para aprendizagem de línguas (MOOLC) usando agregadores MOOC e traçar seu impacto no desenvolvimento da educação de línguas. O artigo apresenta diferentes abordagens para conceitos como MOOC, MOOLC, plataforma MOOC, agregador MOOC e provedor MOOC. O artigo determina agregadores MOOC, o que permitiria identificar o número e as características dos MOOLC, e examina as possibilidades de algumas plataformas MOOC, que oferecem cursos para o aprendizado da língua inglesa, com base nos critérios selecionados para avaliação das plataformas MOOC existentes. O autor conclui que atualmente não existe a plataforma MOOC ideal, capaz oferecer as condições necessárias para a criação de um MOOLC ideal.
Downloads
Referências
BANSAL, S. K.; KAGEMANN, S. Integrating big data: A semantic extract-transform-load framework. Computer, v. 48, no. 3, p. 42-50, 2015.
BATURAY, M. H. An Overview of the World of MOOC. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 174, p. 427–433, 2015.
CHACÓN-BELTRÁN, R. Massive Online Open Courses and Language Learning: The Case for a Beginners’ English Course. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 141, p. 242-246, 2014.
CHACÓN-BELTRÁN, R. The Role of MOOC in the Learning of Languages: Lessons From a Beginners’ English Course. Porta Linguarum, v. 28, p. 23-35, 2017.
CISEL, M. The Structure of the MOOC Ecosystem as Revealed by Course Aggregators. American Journal of Distance Education, v. 33, no. 3, p. 212-227, 2019.
DELLAROCAS, C.; VAN ALSTYNE, M. Money models for MOOC. Communications of the ACM, v. 56, p. 25-28, 2013.
DENISOVA, D. A.; LEVANOVA, N. G.; TOLMACHEV, O. M.; DOBROVA, E. D. Software products for creating educational video courses for people with physical disabilities. Revista Inclusiones, v. 7, no. Especial, p. 357-370, 2020.
FOURNIER, H.; KOP, R. MOOC learning experience design: Issues and challenges. International Journal on E-Learning, v. 14, no. 3, p. 289-304, 2015.
GOLUBEVA, T. I.; KOKHANOVSKAYA, I. I.; GOLOVNEVA, E. V.; FATYKHOVA, A. L.; TEREKHOVA, N. V. Social networks and education: the increase in student learning efficiency and the search for means of control. Revista Inclusiones, v. 7, no. Especial, p. 48-60, 2020.
KALMAN, Y. M. A race to the bottom: MOOC and higher education business models. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 29, no. 1, p. 5-14, 2014.
KNOX, J. Digital culture clash: “massive” education in the E-learning and Digital Cultures MOOC. Distance Education, v. 35, no. 2, p. 146–177, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01587919.2014.917704
KOPTSEVA, T.; FOMINA, N. Festival and Competition Movement as A Form of Development of Teacher’s and Student’s Dialogical Thinking. Propósitos y Representaciones, v. 8, no. SPE(3), e776, 2020.
KRASIL’NIKOV, I. Child and Adolescent Socialization in the “Music-Making for All” Festival and Competition Project. Propósitos y Representaciones, v. 8, no. SPE(2), e687, 2020.
LANE, A.; CAIRD, S.; WELLER, M. The potential social, economic and environmental benefits of MOOC: operational and historical comparisons with a massive ‘closed online’ course. Open Praxis International Journal, v. 6, no. 2, p. 115-123, 2014.
LIYANAGUNAWARDENA, T. R.; LUNDQVIST, K.; WILLIAMS, S. A. Who are with us: MOOC learners on a FutureLearn course. British Journal of Educational Technology, v. 46, no. 3, p. 557-569, 2015.
MUHAMMAD, L. P.; PERSIYANOVA, S. G.; KARADZHEV, B. I.; LEVINA, V. N. Teaching foreign students to develop a monologic discourse based on cataphoric means. Amazonia Investiga, v. 8, no. 23, p. 17-26, 2019.
MURRAY, J-A. Participants’ perceptions of a MOOC. Insights: The UKSG Journal, v. 27, no. 2, p. 154-159, 2014.
O’CONNOR, K. MOOC, institutional policy and change dynamics in higher education. Higher Education, v. 68, no. 5, p. 623–635, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/ s10734-014-9735-z
PALDY, L. G. MOOC in Your Future. Journal of College Science Teaching, v. 42, p. 6-7, 2013.
PERIFANOU, M.; ECONOMIDES, A. MOOC for foreign language learning: an effort to explore and evaluate the first practices. In: Proceedings of the INTED2014 conference. IATED Academy, 2014. p. 3561-3570.
ROSS, J.; SINCLAIR, C.; KNOX, J.; BAYNE, S.; MACLEOD, H. Teacher experiences and academic identity: The missing components of MOOC pedagogy. Journal of Online Learning and Teaching, v. 10, no. 1, p. 57–69, 2014.
STEWART, B. Massiveness + openness = new literacies of participation? MERLOT Journal of Online Learning and Technology, v. 9, p. 228–238, 2013.
TEXEIRA, M. A.; MOTA, J. A Proposal for the Methodological Design of Collaborative Language MOOC. In: Martm-Monje, E.; Barcena, E. (Eds.). Language MOOCs: Providing learning, transcending boundaries. Berlin: De Gruyter Open, 2014. p. 33-47.
WHITE, S.; DAVIS, H. C.; DICKENS, K.; LEON-URRUTIA, M.; SANCHEZ-VERA, M. M. MOOC: what motivates the producers and participants? In: Zvacek, S.; Restivo, M.; Uhomoibhi, J.; Helfert, M. (Eds.). Computer Supported Education. CSEDU 2014. Communications in Computer and Information Science, vol 510. Cham: Springer, 2015. p. 99-114.
ZHU, M.; SARI, A.; LEE, M. M. A systematic review of research methods and topics of the empirical MOOC literature (2014-2016). The Internet and Higher Education, v. 37, p. 31-39, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.