Erros cognitivos e formas de sua superação no ensino do russo como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.5.16023

Palavras-chave:

Linguística cognitiva, Quadro linguocultural do mundo, Ensino de russo como língua estrangeira, Abordagem da linguoculturologia

Resumo

O artigo é dedicado ao problema dos erros de percepção cognitiva no ensino de russo como língua estrangeira entre alunos de uma universidade de orientação internacional. O objetivo do artigo é identificar e nivelar erros na percepção de informações de linguoculturologia como uma imagem do mundo russo em grupos de estudantes estrangeiros. A base metodológica do artigo consiste em abordagens linguísticas e comunicativas. O autor do artigo conduziu um estudo empírico em grupos de estudantes estrangeiros, durante o qual erros cognitivos definitivos foram revelados. Com base nos resultados do estudo, o autor tirou as seguintes conclusões: no processo de ensino da língua russa os erros cognitivos na percepção da informação linguoculturológica, que são locais por natureza, têm um efeito cumulativo e levam ao surgimento de erros cognitivos em nível global . Nesse sentido, entre os estudantes internacionais de uma universidade com orientação internacional, é necessária uma abordagem integrada para superar os erros de percepção cognitiva no processo de ensino do russo como língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERENCES

BARYSHNIKOVA, YU.V.; EMETS, T.V.; VTORUSHINA, YU.L. The system of work to prevent the interference of the native language when teaching English to undergraduate students in the pedagogical direction. Prospects for science and education, n. 6, p. 173-181, 2018.

CHERNOVALJUK, I.V. Linguocultural approach in the practice of foreign language education. Linguistics. Lingvoculturology, n. 3, p. 3-14, 2019.

CHIKNAVEROVA, K. G. Interpretation and correction of errors in the speech of students of a foreign language. Review of foreign studies. Kazan Pedagogical Journal, n. 3, p. 129-135, 2018.

DEMIREZEN, M. Cognitive-code theory and foreign language learning relations. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), v. 1 n. 5, p. 309-317, 2014.

DINQAY, T. A cognitive approach to error correction and some cognitive tips on correcting writing errors. Journal of Social Sciences, n. 3. p. 82-91, 2009.

ELLIS, N.C. Essentials of a Theory of Language Cognition. Modern language journal, v103, n. 51, 39-60, 2019. https://doi.org/10.1111/modl.12532

FALLA, J. Errors in Second Foreign Language Learning and Their Interpretations. Education and Linguistics Research, v. 3, n. 1, 2017. https://doi.org/10.5296/elr.v3i1.10251

GOIPOVA, S. M. Theory of concept in cognitive linguistics. Young scientist, n. 16, p. 304-305, 2019.

KYKALOVÁA, M.; VASILYEVA, E.A. On the problem of categorizing students based on their cognitive styles and teaching strategies. Procedia - Social and Behavioral Sciences, n. 6, p. 578-587, 2015.

LIXIN, X. An Error Analysis of the Word Class: A Case Study of Chinese College Students. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 10, n. 3, p. 41-45, 2015. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v10i3.4563

LYSTER, R.; MORI, N. Interactional feedback and instructional counterbalance. Studies in second language acquisition, v. 28, p. 269-300, 2006.

MOSIN, M.V.; VODYASOVA, L.P.; MOSIN, N.M. The didactic potential of bilingualism in teaching a foreign language. Integration of Education, v. 4, n. 89, p. 751-754, 2017.

MUKHAMETKALIYEVA, S. S. Cognitive and linguoculturological system of concepts as theoretical and methodological basis of semasiological analysis of a language. Young scientist, v. 11, p. 276-279, 2018.

NORDQUIST, R. Cognitive Linguistics Glossary of Grammatical and Rhetorical Terms. 2020. Available from: https://www.thoughtco.com/what-is-cognitive-linguistics-1689861 Accessed 30 Sep. 2021.

NORMAN, B.YU. Syntactics, cognition and compositional semantics. Russian Journal of Linguistics, v. 23, n. 3, p. 714-730, 2019. http://dx.doi.org/10.22363/2312-9182-2019-23-3-714-730

OBDALOVA, O.A.; SOBOLEVA, A.V. Accounting for cognitive styles of students as a way of individualizing the process of teaching a foreign language. Language and Culture, n. 3, p. 110-115, 2013.

PARK, С.; YAMANAKA, T. Cultural Differences of Cognitive Styles According to Experimental Methods- Focused on the Differences of Attribute and Relationship Oriented Thought among Nationalities. Transactions of Japan Society of Kansci Engineering, v. 10. n. 2, p. 149-157, 2011.

PROKHOROV, E.YU.; STERNIN, I.A. Russians: communicative behavior. Vol. 4. Moscow: Flint Publishing House Nauka Publishing House, 2016.

SAMOSENKOVA, T.V.; SAVOCHKINA, I.V.; GONCHAROVA, A.V. Mobile learning as an effective educational technology in the classes of Russian as a foreign language. Prospects for science and education, v. 2, n. 38, p. 307-319, 2019.

TIRADO, R.N. The problems of linguoculturology discussed on the pages of the “Russian Language Studies” journal. Russian Language Studies, n. 4, p. 380-397, 2018.

VINOGRADOVA, S.A. Cognitive linguistics on the meaning and concept. Questions of cognitive linguistics, n. 2, p. 50-55, 2014.

ZAVADSKAYA, A.V.; DMITRIYEVA, N.M. The specifics of the correctional course of Russian grammar for foreign medical students. Bulletin of the Orenburg State University, n. 5, p. 27-35, 2018.

Publicado

27/12/2021

Como Citar

KULIK, A. D.; VISHNYAKOV, S. A.; ALKHANOV, N. M. Erros cognitivos e formas de sua superação no ensino do russo como língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.5, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.5.16023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16023. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)