O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de futuros tradutores que estudam alemão após o inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15622

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Pluriculturalismo, Alemão como segunda língua estrangeira, Competência intercultural

Resumo

O objetivo do artigo é desenvolver uma metodologia para o aprimoramento da competência comunicativa intercultural para futuros tradutores que estudam alemão depois do inglês. O artigo analisa documentos europeus modernos sobre educação de línguas, em que a competência comunicativa é determinada por meio de sua ligação inextricável com as competências plurilíngues e pluriculturais. As autoras propõem métodos para a formação da competência intercultural e esclarecem os objetivos da formação intercultural dos futuros tradutores. O artigo conclui que, na prática do ensino de alemão depois do inglês, deve-se aderir aos princípios de aprendizagem de uma segunda língua estrangeira com base em materiais que reflitam as realidades culturais do país da língua-alvo; levar em consideração a experiência de interação dos alunos com falantes nativos; motivar o interesse dos alunos em aprender alemão depois do inglês; estimular a atividade cognitiva por meio da resolução de tarefas conceituais e comunicativas que simulam a comunicação intercultural; usando atribuições orientadas profissionalmente.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

KUROCHKINA, E.; MAKAZIEVA, Z. D.; MARKOVA, T. S. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de futuros tradutores que estudam alemão após o inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021077, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15622. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15622. Acesso em: 15 ago. 2022.