Correlação dos conceitos turismo “educacional” e “intelectual”
principais semelhanças e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15641Palavras-chave:
Turismo educacional, Turismo intelectual (inteligente), Tecnologias de informação e comunicação, Digitalização, Programa educacionalResumo
As autoras analisam diversos pontos de vista que se formaram na comunidade científica em relação ao turismo educacional e intelectual. Existem visões bem estabelecidas a respeito do primeiro tipo; os cientistas destacam o objetivo de implementar o turismo educacional, seus temas etc. Quanto ao turismo intelectual, a situação é muito mais complicada devido ao fato de que na literatura russa existem poucos estudos dedicados à pesquisa teórica sobre o assunto. Naturalmente, isso cria lacunas e, portanto, problemas na esfera prática. Com isso em mente, procuramos esclarecer o aparato conceitual do turismo intelectual. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que o turismo educacional e o intelectual têm objetivos semelhantes. No entanto, eles diferem significativamente entre si, o que não permite igualar esses dois termos.
Downloads
Referências
BUDAEVA, I. O.; BOKSHA, M. P.; NAGASLAEVA, I. O. Intellektualnyi turizm kak instrument upravleniia intellektualnym potentsialom regiona (na primere Respubliki Buriatiia) [Intellectual Tourism as a Tool for Managing the Intellectual Potential of the Region (on the Example of the Republic of Buryatia)]. Vestnik Altaiskoi akademii ekonomiki i prava, n. 3-1, p. 23-28, 2020.
FIKHTNER, О. А.; SALOVA, Т. V. Kontseptsiia intellektualnogo turizma: osnovnye printsipy i tekhnologii [Concept of Intellectual Tourism: Basic Principles and Technologies]. Vestnik of National Tourism Academy, v. 3, n. 55, p. 46-47, 2020.
FOMINA, S.; TIKHONOVA, E.; KVITKOVSKAYA, A.; KHOROKHORINA, G. Development of an individual educational route for a student as a tool for a new educational landscape. In: Proceedings of the 11th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2018). Seville, Spain, 12-14 November, 2018, pp. 4203-4211.
IVANOV, V. D. Obrazovatelnyi turizm kak perspektivnoe napravlenie molodezhnogo turizma [Educational Tourism as a Promising Direction of Youth Tourism]. Physical Culture. Sport. Tourism. Motor Recreation, n. 1, p. 98-102, 2019.
KARPUNINA, A. V.; SHIMANOVSKAYA, YA. V.; KAMENSKIH, V. N.; KUDRINSKAYA, L. A.; BOGATOV, D. S. VR in social services for the elderly: opportunities and risks. Revista Turismo Estudos & Práticas, n. S1, p. 26, 2021.
KOZJAKOV, R. V.; FOMINA, S. N.; RYBAKOVA A. I.; SIZIKOVA V. V.; PETROVA, E. A. Educating Social-Profile Specialists for Working with a Family of a Child with Health Limitations: Competence Approach. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, v. 6, n. 3, p. 1852-1861, 2015.
KUANG, X.; AI, S. Research on the development of smart tourism in Jiangxi Province under the background of the "Internet +". Economic and Social Changes: Facts, Trends, Forecast, n. 4, p. 199-205, 2016.
MAKARENKO, IU. V. Obrazovatelnyi turizm kak mekhanizm razvitiia lichnosti: istoriia i sovremennost [Educational Tourism as a Mechanism of Personality Development: History and Modernity]. Problems of Modern Pedagogical Education. v. 60, n. 2, p. 237-240, 2018.
MATIUKHINA, IU. A. Organizatsiia turisticheskoi industrii: ucheb. posob. [Organization of the Tourism Industry: a Study Guide]. Moscow: FLINTA, 2012.
SELIVANOVA, S. I. Obrazovatelnyi turizm [Educational Tourism]. Vestnik Universiteta, n. 11, p. 169-174, 2014.
SUDOROZHENKO, A. V. Funktsii i rol obrazovatelnogo turizma [Functions and Role of Educational Tourism]. Vestnik Universiteta, n. 16, p. 94-98, 2013.
ZHITENEV, S. IU. Obrazovatelnyi turizm v Rossii: uchebnoe posobie dlia bakalavriata i magistratury [Educational Tourism in Russia: a Study Guide for Undergraduate and Graduate Programs]. Moscow: Izdatelstvo Iurait, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.