Técnicas de mawlawi para persualizar o público na história de nakhjiran
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15653Palavras-chave:
Masnavi, Contação de histórias, Debate, PersuasãoResumo
A persuasão do público, como um processo usado para mudar a atitude do público e associá-lo às crenças do locutor, é um dos principais objetivos dos textos educacionais místicos, incluindo o Mathnawi espiritual (Masnavii Ma'navi) de Jalalu'ddin Rumi, Mawlana. Mawlawi tentou transmitir os conceitos místicos e religiosos para o público recorrendo a diferentes formas de influenciar o público e se beneficiou de várias ferramentas verbais e não verbais ou místicas e não místicas para esse propósito. Uma das maneiras de Mawlawi de atingir esse objetivo é se beneficiar das formas de contar histórias e expressar os conceitos em consideração na forma de conversa e debate entre os personagens da história. Entre as belas histórias de Masnavi que ilustram claramente esse tema está a história de Nakhjiran e Lion. Rumi promove esta história de forma coloquial e a partir da linguagem de cada uma das partes do debate utilizando métodos específicos para satisfazer a parte oposta, trata da expressão de crenças e fés comuns no contexto de esforço e confiança.
Downloads
Referências
AHMADI, B. Text structure and interpretation. Tehran: Center Publication. 2001.
FARHANGI, A. Human Communication. first volume. Tehran: Rasa Cultural Services Institute. 1995.
FOROUZANFAR, B. Description of the Mathnavi Sharif. Tehran: Scientific and Cultural Publications. 2001.
FOTOUHI, M. The Rhetoric of Image. Tehran: Sokhan. First Edition. 2006.
GHAFFARI, M. How to Reflect on the Theological Question of fate and Authority in Rumi's Masnavi. Journal of Persian Language and Literature, Islamic Azad University of Sanandaj, Vol. 1, No. 1, pp. 63-78. 2009.
HOMAEI, J. Two Treatises on Islamic Philosophy. Tehran: Research Institute of Wisdom and Philosophy of Iran. second edition. 2002.
HOSSEINI PAKDAHI, A. Basics of persuasion and propaganda. Tehran: Ann. 2002.
MAWLAWI, J. Mathnavi Ma’nawi. Correction of Rinwad A. Nicholson. Tehran: Hermes Press. fourth edition. 2007.
MIRSADEGHI, R. The Role of Allegory in the Expression of Mawlawi's Mystical Properties in Mathnawi. Special Issues on Religions and Mysticism, 7th Year, No. 26, pp. 83-102. 2010.
MOTAMED NEDJAD, K. Mass Media. Tehran: Faculty of Social Communication Sciences Publications. 1976.
POURAFKARI, N. Comprehensive Psychology-Psychiatric Culture and Related Areas. Tehran: Contemporary dictionary. 1994.
SALIBI, J. An Analysis of the Contribution of Non-Social Communication. Research Institute of Humanities and Cultural Studies, Second Year, No. 2, pp. 110-132. 2011.
SARUKHANI, B. Satisfying Communication extremity. Journal of Social Sciences, No. 23. 2004.
SHARAFUDDIN, H. The sociology of propaganda. Qom: School of Radio and Television. 2008.
SIYUTI, J. Beirut: Dar al-Fikr al-Taba'a and al-Nashr. 1401 AH.
TAQVI, M. Animal anecdotes in Persian literature. Tehran: Rouzaneh. First Edition. 1997.
ZARIN KOB, A. Sea in pitcher. Tehran: Sokhan. Second edition. 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.