Formação de habilidades de autocontrole em estudantes no conceito de educação linguística
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15656Palavras-chave:
Lingua estrangeira, Estratégias de aprendizado, Debate, Treinamento em cooperaçãoResumo
O artigo é dedicado ao estudo do problema da formação de habilidades de autocontrole em alunos no estudo de uma língua estrangeira. Os principais métodos de pesquisa são a análise da literatura científica sobre o problema nas obras de cientistas nacionais e estrangeiros, atos regulamentares e legislativos da Federação Russa sobre o ensino profissional superior, bem como técnicas de diagnóstico, incluindo observação, questionamento, teste e processamento de métodos de dados. Para resolver o problema de desenvolver habilidades de autocontrole, um experimento pedagógico foi realizado. A análise dos resultados da experiência pedagógica confirmou que o desenvolvimento de mecanismos de autocontrole nos alunos de língua estrangeira é possível no desenho do processo de aprendizagem e na utilização de estratégias educacionais.
Downloads
Referências
BARONENKO, Ye. A.; BYSTRAI, E. B.; RAYSVIKH, Yu. A.; SHTYKOVA, T. V. Kommunikativnoye vzaimodeystviye v protsesse podgotovki bakalavrov pedagogicheskogo obrazovaniya: aksiologicheskiy podkhod [Communicative interaction in the process of training bachelors of teacher education: an axiological approach]. Vestnik Chelyabinskogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta, no. 7, p. 30-35, 2017 (in Russian).
BELOVA, L. A.; SLABYSHEVA, A. V. Sozdaniye usloviy dlya realizatsii kommunikatsii na uroke inostrannogo yazyka [Creating conditions for the implementation of communication in a foreign language lesson]. In: Znikina, L.S. (Ed.). Teoreticheskiye i prikladnyye aspekty lingvoobrazovaniya [Theoretical and applied aspects of linguistic education]. Kemerovo: Kuzbass State Technical University named after T.F. Gorbachev, 2017. p. 37-41 (in Russian).
BYSTRAI, E. B.; MUKHAMETSHINA, O. V. Aktualizatsiya professional'nogo konteksta situativnoy napravlennosti kak odno iz usloviy podgotovki budushchikh uchiteley k mezhkul'turnomu obshcheniyu [Actualization of the professional context of a situational orientation as one of the conditions for preparing future teachers for intercultural communication]. Vestnik Chelyabinskogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta, no. 5, p. 24-29, 2016 (in Russian).
KHALEYEVA, I. I. Semantika ustoychivogo razvitiya kak osnova lingvisticheskogo obrazovaniya v RF i SNG [Semantics of sustainable development as the basis of linguistic education in the Russian Federation and the CIS]. Vestnik Moskovskogo gosudarstvennogo lingvisticheskogo universiteta. Obrazovaniye i pedagogicheskiye nauki, no. 698, p. 9-14, 2014 (in Russian).
KORYAKOVTSEVA, N. F. Teoriya obucheniya inostrannym yazykam: produktivnyye obrazovatel'nyye tekhnologii. Uchebnoye posobiye dlya studentov vysshikh uchebnykh zavedeniy, obuchayushchikhsya po spetsial'nosti "Teoriya i metodika prepodavaniya inostrannykh yazykov i kul'tur" [Theory of teaching foreign languages: productive educational technologies. Textbook for students of higher educational institutions studying in the specialty "Theory and methods of teaching foreign languages and cultures."]. Moscow: Akademiya, 2010. 192 p. (in Russian).
MARGARYAN, T. D. Formy avtonomnogo obucheniya v tekhnicheskom vuze v gruppakh ESP (angliyskiy dlya spetsial'nykh tseley) [Forms of autonomous learning at a technical university in ESP groups (English for special purposes)]. Gumanitarnyy vestnik, no. 2(16), 10, 2014 (in Russian).
NODARI, C.; STEINMANN, C. Lernerautonomie. Lernerautonomie. In: Krumm, H.-J.; Ungeheuer, G.; Wiegand, H.E. (Hrsg.). Handbücher zur Sprach- und Kommunikationswissenschaft. Berlin: Walter de Gruyter, 2010. 216 p. (in German).
ROLFF, G.-H.; LEUCHT, M.; RÖSNER, E. Lernstrategien im Fach Englisch. In: DESI–Konsortium (Hrsg.). Unterricht und Kompetenzerwerb in Deutsch und Englisch. Ergebnisse der DESI–Studie. Weinheim; Basel: Beltz Verlag, 2008. p. 270-282 (in German).
SAFONOVA, V. V. Professional'naya mezhkul'turnaya kommunikatsiya kak obshcheyevropeyskiy instrument v proyektirovanii yedinogo obrazovatel'nogo prostranstva [Professional intercultural communication as a pan-European tool in the design of a single educational space]. SOTIS – sotsial'nyye tekhnologii, issledovaniya, no. 4(84), p. 21-29, 2017 (in Russian).
SCHMENK, B. Bildungsphilosophischer idealismus, erfahrungsgesättigte praxisorientierung, didaktischer hiphop. Eine kleine geschichte der lernerautonomie. Profil, 2, p. 11-26, 2010 (in German).
SLABYSHEVA, A. V. Ispol'zovaniye tekhnologii sotrudnichestva pri obuchenii nemetskomu yazyku studentov fakul'teta "Turizm" [The use of collaboration technology in teaching German to students of the Faculty of Tourism]. In: Optimizatsiya uchebno–vospitatel'nogo protsessa v obrazovatel'nykh uchrezhdeniyakh fizicheskoy kul'tury: Materialy XXV regional'noy nauchno-prakticheskoy konferentsii s mezhdunarodnym uchastiyem [Optimization of the educational process in educational institutions of physical culture: Materials of the XXV regional scientific and practical conference with international participation]. Chelyabinsk: UralGUFK, 2015. p. 223-225 (in Russian).
SLABYSHEVA, A. V.; BELOVA, L. A. Ispol'zovaniye metodov V. Mattesa dlya razvitiya kommunikativnoy kompetentsii studentov, izuchayushchikh nemetskiy yazyk [Using the methods of V. Mattes for the development of the communicative competence of students studying German]. Filologicheskiye nauki. Voprosy teorii i praktiki, no. 5–3(71), p. 204-206, 2017 (in Russian).
SMASAL, M. Lernstrategien im Fremdsprachenunterricht. Ein Workshop für die fächerübergreifende Aus– und Weiterbildung von Fremdsprachenlehrkräften. Profil, no. 2, p. 171-188, 2010 (in German).
SOLOVOVA, Ye. N. Perspektivnyye napravleniya razvitiya vuzovskoy metodiki prepodavaniya inostrannykh yazykov [Promising directions for the development of university methods of teaching foreign languages]. Vestnik MGIMO Universiteta, no. 6(33), p. 67-70, 2013 (in Russian).
TÖNSHOFF, W. Lernerstrategien. In: Bausch, K.-R.; Christ, H.; Krumm, H.-J. Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen; Basel: A. Francke Verlag, 2013. p. 240-243 (in German).
VOLLMER, H. J.; KRUMM, H.; LÜSEBRINK, H.-J. Fremdsprachendidaktik im aufbruch: zwischen selbstverständnis und fremdverstehen. Pluralität und Bildung, no. 34(7), p. 213-234, 2008 (in German).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.