Primeiros sinais de polifonia na literatura constitucional

um estudo de caso de elementos do carnaval em Charand Parand por Ali Akbar Dehkhoda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15663

Palavras-chave:

Carnaval, Polifonia, Bakhtin, Dehkhoda, Charand Parand

Resumo

Entre os textos literários notáveis que surgiram durante o período constitucional iraniano por criticar a tirania e o monopólio nos assuntos políticos, sociais e culturais estava Charand Parand, de Ali Akbar Dehkhoda. Foi um texto significativo devido à representação realista dos discursos políticos formais e informais. A importância deste artigo, que se baseia na teoria do discurso, está em como desafia o discurso dominante do poder na obra de Dehkhoda. O objetivo desta pesquisa é aplicar a teoria do dialogismo e o papel dos elementos do carnaval bakhtinianos em Charand Parand, a fim de estudar a categoria polifônica e o papel dos elementos de carnaval na criação de uma atmosfera polifônica e no enfrentamento do discurso autoritário. O artigo tenta responder ao questionamento: como os métodos estilísticos cognitivos proporcionam ao escritor liberal da era constitucional oportunidades de falar e ser ouvido em discursos e vozes marginalizados.

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Biografia do Autor

Leili Manavi, University of Mohaghegh Ardabili, Ardabil

PhD Candidate. Department of Persian Literature.

Bijan Zahiri Nav, University of Mohaghegh Ardabili, Ardabil

Associate Professor. Department of Persian Literature.

Shokrallhah Pouralkhas, University of Mohaghegh Ardabili, Ardabil

Assistant Professor. Department of Persian Literature.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

MANAVI, L.; NAV, B. Z.; POURALKHAS, S. Primeiros sinais de polifonia na literatura constitucional: um estudo de caso de elementos do carnaval em Charand Parand por Ali Akbar Dehkhoda. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021105, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15663. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15663. Acesso em: 15 ago. 2022.