O uso de formas interativas e métodos de abordagem de leitura sintópica em classes avançadas de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15665Palavras-chave:
Pensamento crítico, Habilidades de pensamento, Sistema de exercícios, Escola de ensino avançado, Estratégias de leituraResumo
Este artigo tem como objetivo pesquisar o uso de formas interativas e métodos de abordagem de leitura sintópica na sala de aula do ensino médio de língua inglesa para melhorar as habilidades cognitivas e a competência dos alunos em leitura, bem como para desenvolver o pensamento crítico. Enquanto a leitura analítica envolve principalmente as atividades dos alunos, como argumentação, análise e avaliação de determinado texto por meio da localização de exemplos no mesmo texto, a leitura sintópica desenvolve o pensamento crítico na medida em que (desde que) se concentre nas habilidades dos alunos para comparar e contrastar diferentes textos que tratam de um mesmo tópico, para expressar ideias sofisticadas, para integrar ou sintetizar as ideias de fontes múltiplas e para formular argumentos originais. Os objetivos do artigo são determinar as etapas do processo de aprendizagem descrito, a estrutura de cada etapa proposta e desenvolver o sistema de exercícios correspondente para dominar as habilidades de competência mencionadas e desenvolver o pensamento crítico nos alunos. A pesquisa traz implicações pedagógicas para a sala de aula de escolas de inglês, sugerindo que os professores de línguas empreguem o ensino explícito de estratégias de leitura que facilitam a leitura crítica e desenvolvem habilidades de pensamento crítico.
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