Metáfora conceitual como ferramenta linguomental de conhecimento da realidade: problema de identificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15735

Palavras-chave:

Linguística cognitiva, Metáfora cognitiva, Metáfora conceitual, Instrumento linguístico de cognição

Resumo

O artigo pesquisa metáforas conceituais como uma ferramenta lingüo-instrumental pela qual uma pessoa é capaz de conhecer, avaliar e transformar o mundo. A história do estudo da metáfora tem sido considerada em detalhes, desde sua completa negação até a compreensão como um mecanismo de cognição objetiva da realidade, e descobriu-se que a maioria das abordagens para a interpretação da metáfora foram demonstradas no século XX. Em particular, foi considerada como um meio de formar conceitos, e como uma unidade semântica bidimensional, claramente conotada, e como uma estrutura figurativa da linguagem, como um marcador de idiossincrasia, e como um objeto de pesquisa linguística e cultural, etc. O século XX testemunhou o surgimento de novas direções lingüísticas científicas, que lançaram as bases para a compreensão da metáfora conceitual associada à compreensão dos processos de transformação de categorias mentais na linguagem durante o conhecimento do mundo, interpretação do significado metafórico, mecanismos de renomeação e sugestão metafórica, e potencial manipulador da metáfora, etc. Dentro de diferentes abordagens científicas, uma metáfora é considerada como um fenômeno mental, uma forma importante de criar conceitos no mundo da linguagem, o que contribuiu para o surgimento de novas teorias de estudo cognitivo de metáforas como misturas de teorias descritivas, modelagem metafórica, análise cognitivo-onomástica, etc. Um estudo mais aprofundado da metáfora conceitual, principalmente sobre material textual específico, revelará os mecanismos cognitivo-linguísticos de uma pessoa, levando em conta as especificidades nacionais, para identificar as profundas ligações entre a linguagem do povo e sua herança intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tetiana Vilchynska, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Professor of the Department of General Linguistics and Slavic Languages. Doctor of Philological Sciences.

Halyna Bachynska, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Assistant Professor of the Department of General Linguistics and Slavic Languages. PhD in Philology.

Oksana Verbovetska, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Professor of the Department of General Linguistics and Slavic Languages. PhD in Philology.

Iryna Babii, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Assistant Professor of the Department of General Linguistics and Slavic Languages. PhD in Philology.

Nina Svystun, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Assistant Professor of the Department of General Linguistics and Slavic Languages. PhD in Philology.

Mariana Sokol, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University (TNPU), Ternopil

Professor of the Romanic-German Philology Department. Doctor of Pedagogical Sciences.

Referências

ARUTYUNOVA, D. Theory of metaphor. Society. Moscow: Progress, 1990. 512 p.

BELEKHOVA, L. I. Verbal poetic image in the historical-typological perspective: linguocognitive aspect (on the material of American poetry). Kyiv: Iyelandnd, 2002. 367 p.

CHENKI, A. Semantics in cognitive linguistics. Modern american linguistics: fundamental directions. Moscow: URSS Editorial, 2002. 480 p.

KNOWLES, M.; MOON, R. Introducing metaphor. London: Routledge, 2006. 180 p.

KRAVETS L. Dynamics of metaphor in the ukrainian poetry of the XX century: monograph. Kyiv: Academia, 2012. 416 p.

LAKOFF, J.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Moscow: URSS Editorial, 2004. 256 p.

NIKONOVA, V. G. Tragic picture of the world in Shakespeare's poetics. Dnepropetrovsk: DUEP Publishing House, 2007. 364 p.

OLDER, G.; HEATHER, B. NLP: a complete practical guide. Introductory course. Kyiv: Sofia, 2001. 384 p.

PIMENOVA, M. V.; KONDRATIEVA, O. N. Conceptual research. Introduction: textbook. allowance. Moscow: Flint; Science. 2011. 176 p.

SELIVANOVA, O. Cognitive mechanisms of metaphorization. Slavic collection: coll. Science. Kyiv Avenue: Dmytro Bury Publishing House, 2012.

SHTERN, I. B. Selected topics and lexicon of modern linguistics: encyclopedic dictionary. Kyiv: ArtEk. 1998. 336 p.

ZHUIKOVA, M. V. Genesis of figurative predication in ethnolinguistic aspect. Kiev, 2009. 36 p.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

VILCHYNSKA, T.; BACHYNSKA, H.; VERBOVETSKA, O.; BABII, I.; SVYSTUN, N.; SOKOL, M. Metáfora conceitual como ferramenta linguomental de conhecimento da realidade: problema de identificação. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021064, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15735. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15735. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)