A frequência e variedade de pronomes pessoais em textos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.7.16335

Palavras-chave:

Pronomes pessoais, Textos acadêmicos, Discurso acadêmico russo, Complexidade do texto, Corpus, Diferenças disciplinares

Resumo

Há décadas, os estudiosos vêm conduzindo pesquisas sobre a complexidade do texto em inglês e a influência das métricas do texto em sua dificuldade para diferentes categorias de leitores. Passos consideráveis ​​foram dados recentemente para uma melhor compreensão das variações nas métricas de textos russos de diferentes gêneros. O estudo atual é uma análise piloto baseada em corpus focada nas diferenças na escrita acadêmica em russo, conforme exemplificado em dois livros didáticos para os alunos do 9º ano de escolas secundárias russas: (1) Estudos Sociais por Nikitin A.F., Nikitina T.I. (doravante denominado NIK); (2) Biologia. Human and health por A. M. Tsuzmer, O L. Petrishina (doravante referido como TSU). A questão de pesquisa que orienta este estudo é a seguinte: Existem diferenças significativas no número de pronomes pessoais e possessivos usados ​​em livros russos de sala de aula sobre Ciências e Estudos Sociais? Os resultados recebidos demonstram uma alta tendência à impessoalidade nos livros didáticos de Ciências (TSU) em estudo. Isso indica que os autores do livro didático em Ciência (TSU) favorecem estratégias de despersonalização: eles usam construções passivas e impessoais sem agente, que definitivamente diminuem a narratividade dos textos e dificultam a compreensão dos alunos dos textos. Os resultados da pesquisa fornecem um forte suporte de que as diferenças existentes na distribuição de pronomes pessoais, reflexivos e possessivos em amostras de livros de ciências e classes sociais estão relacionadas à complexidade do texto. Essas descobertas também têm implicações importantes para a compreensão das diferenças entre textos sociais e científicos e métricas correspondentes. Eles implicam que as estruturas de linguagem usadas por escritores de diferentes disciplinas variam substancialmente. As diferenças no número e frequências relativas dos pronomes são grandes e consistentes para sugerir que cada uma das subcorpora (social vs ciência) pode ter um perfil linguístico único de características. Sugere-se a realização de novos estudos na área para tratar das limitações de tamanho e abrangência dos textos utilizados na pesquisa atual.

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Biografia do Autor

Ekaterina V. Martynova, Kazan Federal University, Kazan, Tatarstan, Russia

Teaching assistant of the Department of theory and practice of teaching foreign languages, Institute of Philology and Intercultural Communication

Marina I. Solnyshkina, Kazan Federal University, Kazan, Tatarstan, Russia

Doctor of philological Science, Professor of the Department of theory and practice of teaching foreign languages, Institute of Philology and Intercultural Communication

Elzara V. Gafiyatova, Kazan Federal University, Kazan, Tatarstan, Russia

Doctor of philological Science, associate Professor of the Department of theory and practice of teaching foreign languages, Institute of Philology and Intercultural Communication

Mariia B. Kazachkova, Moscow State Institute of International Relations, Moscow, Russia

Candidate of Philolological Sciences, associate Professor of Department of English, Moscow State Institute of International Relations

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

MARTYNOVA, E. V.; SOLNYSHKINA, . M. I.; GAFIYATOVA, . E. V.; KAZACHKOVA, . M. B. A frequência e variedade de pronomes pessoais em textos acadêmicos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.7, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.7.16335. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16335. Acesso em: 13 nov. 2024.

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