O uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.16600

Palavras-chave:

Ensino de FLE, Gêneros discursivos, Plataformas digitais

Resumo

O presente artigo propõe o uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de francês língua estrangeira (FLE). A escolha específica desses gêneros veiculados em plataformas digitais é motivada pela proposta informativa que os caracteriza e pela ampla circulação que assumem na sociedade atual. O objetivo deste artigo é propor atividades de leitura que contemplem enunciados autênticos no ensino de FLE a partir do uso pedagógico dos gêneros discursivos notícia e reportagem veiculados nas seguintes plataformas de informação francófonas: France24; Radio France Internationale; Europe1; 20 minutes. Para cumprir tal proposta, este artigo tem como referencial teórico a concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2016). Metodologicamente, este é um trabalho bibliográfico de natureza qualitativa crítica (Carspecken, 2011). Os resultados sinalizam que o uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de FLE tende a favorecer a expansão de competências de leitura dos aprendizes e a construção de seu repertório linguístico-discursivo.

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Biografia do Autor

Juliana Roberta Cruz Leal-Baptista, Universidade de Taubaté

Mestrado em Linguística Aplicada.

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Publicado

16/10/2024

Como Citar

LEAL-BAPTISTA, J. R. C. O uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024025, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.16600. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16600. Acesso em: 21 nov. 2024.