Aspectos inovadores da formação em língua básica e estrangeira de especialistas em transporte marítimo
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16942Palavras-chave:
Inovações pedagógicas, Tecnologias interativas, Apoio didático, Curso experimentalResumo
O artigo trata das inovações pedagógicas relacionadas à formação básica e de línguas estrangeiras na Universidade Marítima. A pesquisa visa desenvolver meios didáticos de formação no contexto das tecnologias interativas e da digitalização da educação marítima. Considerando as contradições entre o aumento das oportunidades de ensino a distância e o desenvolvimento insuficiente de seu suporte didático, destacamos o problema, o tema e a hipótese do estudo. Os resultados do curso de treinamento experimental mostram que o nível de treinamento no grupo experimental de alunos é significativamente maior do que no grupo controle. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de pesquisa de que a implementação de complexos didáticos em formato de ensino a distância com suporte de computador aumenta a eficiência das competências profissionais e habilidades de letramento digital desenvolvidas no curso de formação.
Downloads
Referências
ABDURAZAKOV, M. M.; GADJIEV, D. D.; GUSEVA, N. V. Osnovy formirovaniya pri obuchenii issledovatel'skikh umeniy i IKT-kompetentnosti pri obuchenii resheniyu zadach s pomoshch'yu komp'yutera [Fundamentals of formation in learning of research skills and ICT competence in teaching solving tasks using a computer]. Chebyshevskii Sbornik, v. 20, n. 2, p. 442-461, 2019. Available in: https://www.chebsbornik.ru/jour/article/view/653?locale=en_US. Access in: 03 Jan. 2021.
BAGINA, V. A.; BALYAEVA, S. A. Sovremennie obrazovatelnie tekhnologii [Modern educational technologies]. Novosibirsk: Centre for the development of scientific cooperation, 2017.
BALYAEVA, S. A. Didakticheskiye resursy fizicheskogo vospitaniya v Morskom universitete. Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya [Didactic resources of physical education at the Maritime University]. Mir Nauki, Kul'tury, Obrazovaniya [The World of Science, Culture, Education], v. 2, n. 81, p. 190-192, 2020. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/didakticheskie-resursy-fizicheskogo-obrazovaniya-v-morskom-universitete.pdf. Access in: 15 Feb. 2021.
BALYAEVA, S. A.; KHVINGIYA, T. G. Innovatsionnyy uchebnik kak sredstvo povysheniya kachestva professional'no oriyentirovannoy inoyazychnoy podgotovki morskikh spetsialistov [Innovative textbook as a means of improving the quality of professionally oriented foreign language training of maritime specialists]. Nauchnyye Problemy Gumanitarnykh Issledovaniy [Scientific Problems of Humanitarian Research], n. 11, p. 95-104, 2010. Available in: https://www.elibrary.ru/item.asp?id=15508928. Access in: 14 Jan. 2021.
BALYAEVA, S. A.; UGLOVA, A. N. Sravnitel'nyy analiz didakticheskogo obespecheniya uchebnogo protsessa v Morskom universitete. [Comparative analysis of the didactic support of the educational process at the Maritime University]. Vestnik Yuzhnogo Federal'nogo Universiteta. Pedagogicheskiye Nauki [Bulletin of the Southern Federal University. Pedagogical Sciences], n. 7, p. 97-103, 2016.
BOTNARYUK, M. V.; KALININA, S. A. Formirovaniye inoyazychnoy kommunikativnoy kompetentsii spetsialistov morskogo transporta na osnove tezaurusnogo podkhoda. [The formation of foreign language communicative competence of maritime transport specialists based on the thesaurus approach]. Professional'noye Obrazovaniye v Rossii i za Rubezhom [Professional Education in Russia and Abroad], v. 4, n. 32, p. 158-166, 2018. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/formirovanie-inoyazychnoy-kommunikativnoy-kompetentsii-spetsialistov-v-oblasti-morskogo-transporta-na-osnove-tezaurusnogo-podhoda/viewer. Access: 29 Jan. 2021.
EDUTECHCLUB. Teaching of digital skills: Global challenges and modern practices. Moscow: Sberbank Corporate University, 2018. Available in: https://sberuniversity.ru/upload/iblock/2f8/Analytical_report_digital_skills_web_demo.pdf. Access in: 14 Feb. 2021.
KONDRATJEV, S. I.; BORAN-KESHISHJAN, A. L.; TOMILIN, N. A. Kontseptual'naya osnova razrabotki kompleksa testovykh zadaniy dlya GIA vypusknikov morskikh vuzov. [Conceptual foundation for the development of a complex of test tasks for the State Final Examination of graduates at the Maritime Universities]. Morskiye Intellektual'nyye Sistemy [Marine Intelligent Systems], v. 1–2 n. 43, p. 142-149, 2019.
MAKASHINA, I.; FAYVISOVICH, A.; TRUSCHENKO, I. Vozmozhnosti sistemy otsenki distantsionnogo obucheniya dlya povysheniya kachestva morskogo obrazovaniya [Distant learning assessment system opportunities for improvement quality of maritime education]. Bulgaria: Nikola Vaptsarov Naval Academy, 2017.
MARICHEV, I. Optimizatsiya distantsionnogo obucheniya v sisteme poslediplomnoy podgotovki morskikh spetsialistov [Optimization of distance learning in the system of sea specialists’ postgraduate training]. Bulgaria: Nikola Vaptsarov Naval Academy, 2017.
MINISTRY OF DIGITAL DEVELOPMENT. Communications and Mass Media of the Russian Federation. Russia: MDD, 2019. Available in: https://digital.gov.ru/ru/activity/directions/858/. Access in: 21 Jan. 2021.
RESHETOVA, Z. A. (ed.). Formirovaniye operatsional'nogo myshleniya v protsesse obucheniya [The formation of operational thinking in the learning process]. Moscow: YUNINI-DANA, 2002.
TENISCHEVA, V. F.; TSYGANKO, E. N.; KUZNETSOVA, Y. S. Vozmozhnosti trenazhera v formirovanii professional'noy kompetentnosti morskogo spetsialista v sootvetstvii s trebovaniyami konventsii SCTW [Simulator capabilities in the formation of the professional competence of a marine specialist in accordance with the requirements of the SCTW convention]. Mir Nauki, Kul'tury, Obrazovaniya [The World of Science, Culture, Education], v. 2, n. 81, p. 77-80, 2020. Available in: http://amnko.ru/index.php/download_file/view/867/82/. Access in: 20 Feb. 2021.
TOKMAZOV, G. V.; BALYAEVA, S. A.; PANKINA, S. I. Utochneniye osnovnykh urovney podgotovki pri modernizatsii matematicheskogo obrazovaniya studentov [Specification of the main levels of training in the modernization of students’ mathematical education]. Uspekhi Sovremennoy Nauki i Obrazovaniya [Successes of Modern Science and Education], v. 2, n. 5, p. 197-202, 2017. Available in: https://www.elibrary.ru/contents.asp?id=34483358. Access in: 11 Jan. 2021.
TOPILINA, N. V. Innovatsii v protsesse obucheniya: kontseptsii, tipologiya i usloviya realizatsii. Obrazovatel'nyye i innovatsionnyye tekhnologii: Teoriya i praktika [Innovations in the learning process: Concepts, typology and implementation conditions. Educational and innovative technologies: Theory and practice]. Voronezh: Voronezh State Pedagogical University, 2008.
VERBITSKIY, A. A. Teoriya i tekhnologii kontekstnogo obucheniya [The theory and technologies of contextual learning]. Moscow: Moscow Pedagogical State University, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.